Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE BASTOS MARQUES SANTOS MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE BASTOS MARQUES SANTOS MAIA
DATA : 01/07/2022
LOCAL: ILUFBA - CONFERÊNCIAWEB -RNP

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTOS DIGITAIS E MULTIMODALIDADE: convergências e desafios

Ensino. Leitura e Escrita. Letramentos Digitais. Língua Portuguesa

Este memorial de formação, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia é resultado de um processo de escrita (auto)biográfica e consiste num relato sobre meu percurso de vida pessoal-acadêmico-profissional, eivado de reflexões fundamentadas teoricamente que acontecem no espaço do curso sobre práticas didático-pedagógicas. O texto também traz as impressões do mestrando, que é levado a se debruçar sobre a problemática encontrada na escola onde atua, com vistas a interpretá-la sob a luz dos estudos e apresentar propostas que lhe façam frente. Considerando os desafios surgidos no contexto da pandemia da Covid 19, que revelou o déficit dramático dos estudantes no que diz respeito aos desenvolvimentos dos letramentos digitais, o projeto intitulado “Ensino de Língua Portuguesa, letramentos digitais e multimodalidade: convergências e desafios”, traz propostas de diferentes experiências de leitura e escrita digitais mediadas por plataformas, aplicativos e demais dispositivos digitais, como recursos para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas. O objetivo é, através dessas propostas, favorecer a aquisição da língua materna e apropriação do código escrito e também multimodal em ambientes virtuais por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, situada no Distrito de Parafuso, município de Camaçari-BA. Para tanto, ao longo das ações pedagógicas serão desenvolvidas oficinas que abordarão gêneros digitais com base em referenciais teóricos de estudiosos como Magda Soares, Pièrre Lévy, Roger Chartier, Angela Kleiman, Roxane Rojo, Brian Street, Gavin Duduney, Nicky Hockly e Mark Pegrum. Para alcançar tais objetivos, o projeto buscará desenvolver nos alunos envolvidos letramentos digitais, e ao mesmo tempo, identificar e observar as principais dificuldades deles em relação à leitura e escrita aqui entendidas como práticas sociais (MENDES, 2008). A tese estabelecida no projeto é de que o uso pedagógico de ferramentas digitais favorece significativamente os processos de ensino e aprendizagem de língua materna. Assim, acreditando que os sujeitos envolvidos nesse processo de inclusão digital experimentam novos desafios e novas possibilidades de letramentos, cada vez mais interativos, dinâmicos e plurais, espera-se que esses estudantes vivenciem diferentes formas de ler e de escrever, ampliando suas opções de acesso à informação, interação social, produção e compartilhamento de conhecimentos por meio de um letramento que atravesse e amplie o espaço do papel.

Interna - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA