Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA SOUZA WEBER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÁUDIA SOUZA WEBER
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Plataforma RNP

Literatura: uma travessia entre a leitura de fábulas na sala de aula e a formação do aluno-leitor.

Literatura. Leitura. Fábulas. 6º Ano. Aluno-leitor.

Literatura: uma travessia entre a leitura de fábulas na sala de aula e a formação do aluno-leitor é um Memorial escrito como proposta de trabalho de conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS UFBA – cuja pesquisa de cunho bibliográfico foi orientada pela seguinte pergunta: Como trabalhar a literatura através da leitura de fábulas para uma possível formação do aluno-leitor? A partir daí, realizei novas leituras, a fim de delinear os objetivos a serem alcançados e engendrar ações focadas na solução deste problema que, de alguma forma, justificassem a escolha do gênero. Sendo a fábula um produto da imaginação humana, inclinar o meu trabalho para ela é justificável porque a leitura desta ajuda a desenvolver o senso crítico do estudante, levando-o a refletir sobre as mensagens que estão subjacentes a esse texto literário. Assim sendo, meu trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade, especificamente, voltada ao desenvolvimento de estratégias leitoras com as Turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Assim, Ancorada em Bakhtin (2011), Cândido (1972), Cosson (2014), Kleiman (2000), Solé (1998), além de outros teóricos, redigi meu Memorial com a atenção dispensada ao aluno enquanto sujeito, na consideração de sua fala e na construção de pensamento, o que acredito possivelmente favorecer a formação de alunos leitores.

Interna - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Interna - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA