DIÁLOGOS DE LETRAMENTOS: DA CANÇÃO DE MASSA AO TEXTO LITERÁRIO CANÔNICO
Letramento literário; literatura canônica; canção de massa;formação do leitor
Este trabalho apresenta uma proposta de investigar o fenômeno da canção de massa enquanto possibilidade didática, visando ao aumento e à acessibilidade da leitura literária em ambiente escolar. A proposição é compor parâmetros para a formação de leitores críticos e autônomos do texto literário canônico no ambiente escolar a partir de aproximações temáticas com canções de massa. A discussão passa pelas concepções de letramento ideológico (STREET, 2014); de leitura crítica, ( FREIRE 2011, 2018, 1987) e letramento literário, relações entre literatura e ensino; (ABREU, 2006) , refletindo sobre a questão do texto literário canônico e sua presença na escola; (COSSON, 2014);( (MORTATTI, 2014);(DALVI, 2013); (ZILBERMAN 2009) e (ZAPPONE 2008) acerca do letramento literário por tomar a literatura como uma leitura que demanda respostas do leitor e, ainda, em estratégias e compreensão leitora (SOLÉ, 1998) por entender que é preciso olhar cuidadosamente para os parâmetros que poderão viabilizar uma proposta de trabalho com a leitura do texto literário canônico em sala de aula.