GAMIFICAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Gamificação; Multiletramentos; Produção de Texto; Tecnologias Educacionais.
A pesquisa intitulada Gamificar: uma proposta de ensino do gênero textual anúncio publicitário na educação básica tem como objetivo propor atividades pedagógicas gamificadas para trabalhar com o gênero textual anúncio publicitário, analisando como estas podem contribuir para o desenvolvimento das práticas de produção textual no Ensino Fundamental. Esse estudo justifica-se pela necessidade de inserir novas práticas pedagógicas no contexto da educação básica, através das quais os alunos estejam expostos às habilidades e competências de produção de texto que dialoguem com suas vivências e com as exigências da vida em sociedade, além de buscar promover mudanças na forma de ensinar que desenvolvam os novos letramentos e as múltiplas semioses, estimulando práticas situadas mais interativas, colaborativas e que incentivem a resolução de problemas. Esta pesquisa estará pautada nos postulados teóricos dos letramentos (KLEIMAN, 1995, 2005; RIBEIRO, 2003; STREET, 2014; TFOUNI, 2010), dos multiletramentos e multissemioses (ROJO, 2013, 2015; RIBEIRO, 2016, 2017, 2018), das tecnologias educacionais (KENSKI, 2015), da cibercultura (LÉVY, 2014), da cultura de jogo (HUIZINGA, 2018), da gamificação (ALVES 2007, 2008; ALVES, 2015; BUSARELLO, 2016) e da produção escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; KOCH, 2007). Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa e de cunho exploratório-propositivo que será proposta com base na realidade de uma turma do 9º ano do Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira (Candeias-Ba) e usar como suporte, nas aulas de Língua Portuguesa, a plataforma gamificada Classcraft. Espera-se com essa proposta ampliar as habilidades dos estudantes referentes à produção/recepção de textos multimodais e multissemióticos, bem como a motivação para a realização das produções escritas.