PEDAGOGIA DA COMPOSIÇÃO BASEADA NO MOVIMENTO “ESCRITA COMO PROCESSO”
Ensino de Redação; Ensino de Língua Portuguesa; Escrita como processo; Teoria dos gêneros.
Devido à necessidade de repensar práticas capazes de aprimorar o ensino de escrita, mais especificamente a escrita de textos dissertativos no nono do Ensino Fundamental II, tornando as aulas mais dinâmicas e conectadas aos sentidos produzidos pelos novos contextos socioculturais desenvolvidos e em desenvolvimento nas realidades comunitárias dos estudantes, este trabalho tem como objetivo promover uma prática de letramento correspondente às necessidades sociais do sujeito, de modo que a produção de textos argumentativos pode se transformar numa ferramenta potente e auxiliadora do processo educativo para além das aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, tal estudo se baseia fundamentalmente nas concepções preconizadas por Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly relacionadas à teoria dos gêneros textuais e no trabalho da professora Irene Clark, ao abordar a chamada escrita como processo, para tentar responder à seguinte questão: como se desvelaria uma sequência didática baseada no movimento chamado “escrita como processo” para o ensino da produção de artigos de opinião? No mais, escrito em forma de memorial, sua metodologia é de cunho teórico e tem como produto uma análise conceitual acrescida da proposição de uma intervenção pedagógica que permite ao pesquisador refletir sua própria atuação.