Gênero discursivo e revisão recursiva: proposta de trabalho com a resenha no Ensino Fundamental
Revisão recursiva; gêneros discursivos; resenha; escrita; produção textual.
Este memorial consiste em uma pesquisa que objetiva apresentar estudo e proposta de intervenção na produção de gêneros discursivos para refletir uma possível contribuição da revisão recursiva na qualificação da escrita utilizando como base o ensino da resenha por meio de sequência didática. Para tanto, partindo da escolha da resenha por se tratar de um gênero discursivo que possui importantes funções sociais de acordo com Goldstein, Louzada, Ivamoto (2009) e Melo (2003), fundamentou-se esse trabalho na concepção da escrita enquanto processo (OLIVEIRA, 2010) e fruto de interação social (FIAD, 2006), no tratamento da revisão enquanto recurso para produção (GARCEZ, 1998), na reflexão do aspecto dialógico do texto a partir de Bakhtin (2003) e Antunes (2003), na perspectiva das práticas de letramentos observadas por Soares (1998), Kleiman (1995) e Brian Vincent Street (2014), na exposição da revisão na perspectiva da análise linguística a partir dos estudos de Geraldi (1996 e 1997) e no embasamento do ensino da língua através dos gêneros discursivos defendido por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008).