A ESCRITA DO RELATO AUTOBIOGRÁFICO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO: UM PERCURSO POSSÍVEL PARA ALUNOS DA EJA
Autobiografia; Escrita; EJA; Letramentos.
Memorial de formação que se insere na área de Linguagens e Letramentos e na
Linha de Atuação de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais do
Profletras/UFBA. Foi realizada uma escrita fundamentada nos estudos de
natureza bibliográfica, cujos autores propõem uma reflexão sociointeracionista
discursiva, inseridas no campo de ensino da língua materna e na perspectiva
interacionista, buscando fortalecer os conceitos de letramentos e escrita autoral.
Apresento uma proposta de Sequência Didática para aulas de língua
portuguesa, com o objetivo de desenvolver a escrita dos alunos baseando-se no
gênero textual Autobiografia. Sendo o principal objetivo da construção deste
memorial propor uma análise da relação da escrita dos alunos da modalidade
EJA com as práticas dos letramentos perpassando pelas relações do mundo do
trabalho e as relações étnico-raciais na vida do aluno trabalhador; objetivei
também refletir sobre a minha formação acadêmica e profissional na busca de
um estímulo à produção de uma escrita autoral. O trabalho está embasado em
concepções teórico-metodológicas: da escrita de si, conforme postulado por
Foucault (1992), de língua e texto numa visão sócio-cognitiva-interacional de
Marcuschi (2003, 2008); de letramentos de Kleiman (1995, 2001, 2005) e Rojo
(1995, 2009); educação libertadora de Freire (1967), de sequência didática de
Schneuwly e Dolz (2010); de letramentos sociais de Street (2014) e em sua
totalidade inspirada na frase de Gloria Anzaldua (2000): “Por que sou levada a
escrever?”.