Banca de DEFESA: SEVERINO ALVES REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEVERINO ALVES REIS
DATA : 27/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: ILUFBA - Virtual
TÍTULO:

ESCREVIVÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS: DISCENTES DA EJA COMO SUJEITOS LEITORES E ESCRITORES


PALAVRAS-CHAVES:

EJA, letramentos, raça e gênero.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS –, da Universidade Federal da Bahia - UFBA -,     tem como centralidade o ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da implementação da Lei 10639/2003 que institui o ensino da história e cultura afro-brasileiro como forma de ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas com o objetivo de promover atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial. A pesquisa comporta um projeto de letramento, ou seja, uma proposta de intervenção que   tem como centralidade, a partir da análise de contos de Conceição Evaristo no livro Olhos d’água (2016), descortinar os preconceitos,  racismo e sexismo ainda vigentes  na sociedade brasileira, principalmente contra as mulheres e mulheres negras e, a partir desse percurso, incentivar a escrita autoral de textos  de alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. O estudo leva em consideração as diversas experiências e os diversos letramentos de cada estudante participante e tem como finalidade oferecer elementos para que haja reflexão e análise crítica que, sob suspeita, encontra-se tanto a condição de subalternidade quanto racial e de gênero a que grande parte da população de Salvador ainda está submetida.  A aposta que em interação em sala de aula se possa construir outros mundos. A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos e conceituais: Miguel González Arroyo (2005), Kabengele Munanga (2008), Djamila Ribeiro (2018), Conceição Evaristo (2016), Ana Célia Silva (2004), Brian V. Street (2014), Angela Kleiman (2005), Gabriel Nascimento (2019), Ana Lúcia Silva Souza (2011),  Maria Amélia Dalvi (2013), Florence; Carboni (2003),  Nilma Lino Gomes (2005), entre outros.   Espera-se que ao final o projeto de letramento possa descortinar o papel individual e coletivo na busca pela igualdade racial e de gênero de modo a tornar cada um e cada uma dono/a de sua própria história e, dessa forma, as aulas de língua portuguesa em EJA possam ser o lugar do acolhimento, o lugar do sentir-se bem tendo a trajetória dos/das estudantes da  EJA como fundamental para se pensar o processo ensino e apren


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Interno - 3414388 - JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
Externa à Instituição - MARIA ANÓRIA DE JESUS OLIVEIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 06/08/2021 10:19
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