A POESIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM POÉTICA DO RAP
texto poético; rap; hip-hop; leitura; literatura; literatura marginal; produção poética jovem negra.
Este memorial de formação tem como finalidade propor uma experiência com a linguagem poética do rap a estudantes do 9o ano do ensino fundamental II da rede municipal de São Francisco do Conde – BA, por meio de uma proposta didática composta de oficinas de leitura e rodas de conversa. O objetivo
principal da proposta é a leitura do texto poético visando sua compreensão e função heurística. O rap foi escolhido como gênero poético, considerando sua importância como produção cultural jovem e por buscar trazer, para o espaço da sala de aula, outras práticas culturais. Para tanto, a fundamentação do trabalho foi feita com as seguintes contribuições: conceitos de leitura e ensino de leitura de Isabel Solé (1998) e Vicent Jouve (2002); reflexões acerca das funções da literatura promovidas por Antônio Cândido (2002); percepções sobre literatura e ensino de literatura, a partir de Márcia Abreu (2003) e Mei Hua Soares (2008); conceito de poesia e texto poético de Otávio Paz (1984); conceito de poesia oral de Paul Zumthor (1997) e estudo sobre rap e cultura hip-hop partindo das contribuições de Ana Lúcia Sousa (2011) e Alexandre Pitta (2019).