Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA CONCEIÇÃO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA CONCEIÇÃO DA SILVA
DATA : 16/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma RNP - Comunidade PROFLETRAS - Domínio UFBA
TÍTULO:

LETRAMENTOS DIGITAIS EM CONTEXTO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE


PALAVRAS-CHAVES:

Distorção idade-série; leitura e escrita; letramentos digitais; desempenho
escolar.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Este Memorial de Formação intitulado“Letramentos Digitais em Contexto de Distorção Idade-
Série” apresenta uma proposta didático-pedagógica sob orientação da professora Dra. Andréa
Beatriz Hack de Góes para o Mestrado Profissional em Letras– PROFLETRAS, da
Universidade Federal da Bahia, visando contribuir para o desenvolvimento das competências
linguísticas mediante a promoção de habilidades de leitura e escrita de estudantes em contexto
de defasagem idade-série da escola municipal Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber
(CEAS) – São Francisco do Conde, Bahia, onde leciono. O público-alvo que inspira a pesquisa
é a turma de alunos do 7º ano G, na qual os discentes têm idade entre 16 e 17 anos, apresentando,
portanto, perfil de distorção idade-série, ou defasagem idade/série (DIS). Desse modo,
apresenta-se uma problemática em questão de aprendizagem na qual a professora-pesquisadora
busca respostas para o questionamento: “O uso de ferramentas tecnológicas e trabalho com
letramentos digitais podem contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas
mediante a promoção de habilidades de leitura e escrita de alunos em contexto de distorção
idade-série?”. Este memorial de formação reúne a reflexão-ação sobre a minha prática
pedagógica e a investigação e registro de estudos sobre o problema da distorção idade-série
para, então, propor como resposta, em atenção aos estudantes nessa condição, a busca pelo
desenvolvimento de suas competências de leitura e escrita a partir do estudo de letramentos
digitais, utilizando-se de poucos recursos de tecnologia na estrutura escolar, adaptando-se à
realidade de uma região rural. A expectativa é a de que tal prática proporcione aos alunos
motivação, entendendo-se que a temática das novas mídias digitais está cada vez mais presente
em nossas práticas de letramentos cotidianas. Assim, a proposta de uma metodologia atrelada
aos letramentos digitais para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, poderá promover
um melhor aproveitamento na disciplina de Língua Portuguesa. O trabalho tem como base as
premissas teóricas sobre letramentos sociais de KLEIMAN, 2015 e STREET, 2014; sobre
textualidade e ensino de língua materna calcadas em ANTUNES, 2017 e sobre os letramentos
múltiplos, escola e inclusão social de ROJO, 2009, 2012, 2013 e sobre letramentos digitais
propostos por DUDENEY, HOCKLY E PEGRUM, 2016.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Interno(a) - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - MARY VALDA SOUZA SALES
Notícia cadastrada em: 16/04/2021 09:57
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