Banca de DEFESA: ADENILDES RIBEIRO SENA

LOCAL: sala de defesas do Instituto de Letras UFBA

LETRAMENTOS RESSONANTES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Letramento. Leitura. Escrita

O projeto Letramentos ressonantes nas aulas de Língua Portuguesaapresenta uma pesquisa de intervenção a ser desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, pela Universidade Federal da Bahia. O objetivo deste trabalho é compreender as viabilidades e implicações do desenvolvimento de uma prática pedagógica de ensino da língua portuguesa a partir do conceito de letramento e, que considere a leitura e a escrita enquanto ressonância social, no contexto da escola pública, a fim de entender quais parâmetros são de fato relevantes para a formação de leitores, num contexto educacional específico. Com base nas considerações de KLEIMAN,_2015_;ROJO,_2009_; STREET ,_2014_ e TFOUNI,_1995_ pretende-se  promover o letramento a partir da concepção da leitura e da escrita enquanto prática social. O público-alvo é a turma do 8º ano do turno vespertino do CEAS-Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber, uma escola localizada em contexto rural do interior da Bahia.  A classe é composta por 31 alunos que residem em distritos diferentes do entorno da região escolar. Logo, para que se cumpram os objetivos deste estudo, será necessário compreender melhor as práticas de letramento de cada comunidade para evidenciar as práticas de leitura e escrita para, então, pensar a prática de ensino em consonância com a realidade social e demandas específicas da comunidade. A Unidade Escolar, CEAS, está localizada no Município de São Francisco do Conde-Ba, situada no distrito de Caípe de Cima, Alto da Bela Vista. A escola registra, ainda, baixos índices de rendimento dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa se dedica a estudar as seguintes questões: Por que os alunos do CEAS, tanto os que estão em distorção idade-série quanto os que não estão, apresentam dificuldade concernente às habilidades de leitura eescrita de textos? Como o ensino da língua portuguesa deve ser encaminhado para que a realidade de fracasso escolar (altos índices de repetência e evasão) observada na escola seja superada? Para o desenvolvimento deste estudo, se procederá a uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e com a aplicação de um projeto de intervenção.

Interno - 2767538 - MONICA DE MENEZES SANTOS
Interno - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA