Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIDALVA RANGEL PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIDALVA RANGEL PEREIRA
DATA : 08/07/2020
LOCAL: Instituto de Letras

LETRAMENTOS A PARTIR DO RAP: VOZ E VEZ NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Letramentos. Rap. Práticas Sociais.

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e memorialístico e visa a ampliar as práticas de letramentos dos estudantes do 7º Ano D, turno vespertino, da Escola Municipal 15 de Outubro (Salvador, Bahia), a partir do gênero rap, estabelecendo uma interface entre os gêneros oral e escrito. Para tanto, intenta-se, por parte da professora-pesquisadora, um conjunto de atividades que envolvem a elaboração e a aplicação de propostas de escuta/leitura e de produção de raps que contemplem as especificidades das experiências pessoais e também sociais dos alunos, valorizando as suas práticas sociais. A escolha dessa população se deu pelo fato da referida turma, além de apresentar certa resistência às práticas pedagógicas que lhes são impostas, utiliza-se do rap como porta-voz de suas inquietações e denúncias acerca de sua realidade, o que demonstra ser esta uma prática cultural e social que eles trazem para dentro dos muros escolares. Numa perspectiva que focaliza a língua como espaço-tempo de interação humana, em que os sujeitos constroem e são construídos, surge, pois, a questão de como aproveitar o potencial dos alunos, desenvolvido em suas práticas culturais, para a ampliação dos seus letramentos, de modo a contribuir para melhorias na sua oralidade e na sua escrita. Além disso, busca-se, ainda, fazer uma reflexão teórico-crítica-formativa da professora-pesquisadora, a qual atuará como mediadora de seus alunos em efetivas práticas sociais. Para tanto, a orientação medológica seguida nessa pesquisa se ampara nos pressupostos teóricos de: Bakhtin (2010), Bentes (2004),Freire (2014)  (2010) Kleiman(2007) Marcuschi (2008), Passegi (2008), Rojo (2009), Scheneuwly e Dolz(2004),  Souza (2011) ,Streeet (2014), dentre outros.

Palavras-chave: Letramentos. Rap. Práticas Sociais.

Interno - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI - UCSP
Interno - 1578224 - SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
Notícia cadastrada em: 27/06/2020 16:04