Banca de QUALIFICAÇÃO: MIZAEL JOSE DOS SANTOS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIZAEL JOSE DOS SANTOS NETO
DATA : 18/05/2020
LOCAL: UFBA

Os sujeitos e os sentidos no ato de proverbiar

letramento, provérbios, cultura, identidade

O ensino de Língua Portuguesa tem-se centrado na busca do acesso do aluno ao universo de textos que circulam socialmente, com os quais as pessoas interagem sistematicamente no cotidiano, tanto em situações informais, quanto em situações formais de uso público da linguagem. Nesse sentido, Koch (2002,p. 17) afirma que o texto pode ser considerado o próprio lugar da interação e o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos ou texto-co-enunciadores, isto é, o texto não preexiste a essa interação. Utilizar a linguagem é, enfim, interagir a partir do intercâmbio de textos. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de mMestrado Profissional ProfLetras - UFBA -  pretende desenvolver uma atividade direcionada com uma seqüência didática ambicionando promover uma ação – reflexão – ação. A intervenção se propõe a ser realizada na turma do 8° ou 9° ano da escola Carlos Drummond de Andrade do município de Dias D’Ávila, na Bahia. Primeiro, será realizada um levantamento de dados através de uma revisão bibliográfica com o objetivo de averiguar quais os autores pesquisam sobre o gênero provérbio . Além disso, será necessário averiguar quais os fundamentos teóricos e metodlógicos  sobretudo, análise do discurso e polifonia, haja vista que a produção de sentido será o objeto que se pretende alcançar pela intervenção.

Interno - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Interno - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA