Banca de DEFESA: PATRÍCIA MORGADO MILTON PAULINO

DATA : 08/04/2020
LOCAL: A confirmar

TUTORIAL EM VÍDEO: UMA PROPOSTA DE
MULTILETRAMENTOS PARA O 8o ANO.

:Multimodalidade. Multiletramentos. Tutorial em vídeo

O presente trabalho é resultadode uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico ememorialístico, cuja pretensão reside na realização de práticas de multiletramentos apartir da produção do gênero discursivo multimodal tutorial em vídeo, pelos alunos do8ª anoA, turno matutino, do Colégio Municipal Laura Folly (Dias d’Ávila, Bahia),durante as aulas de língua portuguesa.Para cumprir tal incumbência, a professorapesquisadora elencou atividades com o intuito de se discutir e refletir as concepçõesdos novos letramento digitais, respeitando os elementos que fazem parte do letramentoescolar. A escolha se deu pelo fato de que a língua portuguesa no ambiente pedagógicodeve proporcionar ao estudante uma inserção com autonomia em um universo de textosque circulam socialmente, sobretudo, na contemporaneidade. Considerando queatualmente estamos lidando com jovens que fazem parte da chamada geração Z, ougeração do milênio ou ainda denominada geração da internet. Esse trabalhotorna ogênero tutorial em vídeo, dentro de um projeto de multiletramentos, oportuno paraformar leitores e produtores detextos críticos por meio depráticas multiletradas a partirdo trabalho com gêneros multimidiáticos,buscando promover o mulitletramento digital,em sala de aula.Ademais, o projeto de intervenção desenvolvido durante a pesquisavisa que o educando sinta-se inserido em situações de comunicações reais de uso com ointuito de compreender a função discursiva da linguagem.Assim,a orientaçãometodológica dessa pesquisa apoia-se nos conceitos teóricos deBakhtin (1999) acercada linguagem, bem como nos pressupostos sob  sobre os novos letramentos digitais,conforme Rojo (2009, 2012 e 2013) e Lemke (2010).

Interno - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Presidente - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA