ROTAS LITERÁRIAS: O que ensinar nas aulas de literatura no ensino fundamental?
Ensino de Literatura; Letramento literário; Ensino Fundamental II
No processo de escrita deste memorial, exercito a autorreflexão sobre minhas vivências como leitora e professora, evidenciando meu trajeto de autoformação, iniciado junto a minha família e na aprendizagem das primeiras letras e, agora, aprofundado no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal da Bahia, culminando na implementação do projeto de intervenção “Rotas literárias: o que ensinar nas aulas de literatura no ensino fundamental?” a ser desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa/Estudos Literários, no ano corrente de 2019, na Escola Municipal de Pituaçu, Salvador-Bahia, com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. As notas a seguir, “escrita de mim”, construiu-se a partir de obras teóricas dedicadas à leitura crítica, FREIRE (2011, 2018, 1987), ao letramento, KLEIMAN (1995), STREET (2014), ao letramento literário e ensino de leitura literária COSSON (2016, 2018), COLOMER (2007), DALVI et al (2013), JOUVE (2012), PAULINO (1998, 2008); ROUXEL (2013) e ZAPPONE (2008).