Banca de DEFESA: MARI LOURDES SANTOS LIMA

DISCENTE : MARI LOURDES SANTOS LIMA
DATA : 30/03/2020
LOCAL: Sala de defesa

O espaço do púlpito como caminho para o diálogo entre o professor e o aluno: você fala, eu escuto.

Professor, Diálogo , aluno

O espaço do púlpito como caminho para o diálogo entre o professor e o aluno: você fala, eu escuto é um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia iniciado em abril de 2018, sob a orientação da professora doutora Simone Souza de Assumpção. O objetivo deste trabalho é proporcionar o diálogo entre estudantes e professor por meio de estudos do gênero discurso político, estimulando a cultura do debate em sala de aula. O projeto oferecerá a prática do gênero discurso político na escola. O público-alvo é a turma do 7º ano B, turno vespertino, da Escola Estadual Hermes Miranda do Val no município de Simões Filho no estado da Bahia. A intervenção será desenvolvida em uma turma constituída por 30 alunos. A metodologia usada será de pesquisa de cunho etnográfico para investigar os objetos de leitura dos alunos, as temáticas envolvidas, nas conversas de corredor, e as relações de poder entre o corpo docente e discente. A produção de escritas do gênero discurso visa socializar a voz política do aluno no espaço escolar e desenvolver práticas de oralidade com vistas a debater questões significativas ao ambiente. Com base nas referências teóricas de Bakhtin (1997), Bronckart (2009), Fairclough (2016), Dijk (2008), as situações comunicativas na aula trarão reflexões envolvendo situações-problema na escola. A proposta de ensino-aprendizagem será pautada na teoria ISD (Interacionismo sociodiscursivo). A metodologia empregada será a pesquisa de cunho etnográfico, através da qual serão levantados dados sobre as situações linguageiras do corredor para mediar diálogos na aula de Língua Portuguesa. Os dados serão construídos nos encontros de aula por meio de rodas de conversa entre professor e aluno. A concepção teórica do projeto pressupõe o discurso político como instrumento de mobilização social. O estudante deve apropriar-se da aula de Língua Portuguesa para produzir discursos eficientes à luta em defesa da comunidade escolar.

Interno - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA LEURQUIN - UFC