Banca de DEFESA: ANTÔNIO DE JESUS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIO DE JESUS SANTOS
DATA : 02/12/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de defesa do Ilufba
TÍTULO:

A canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa


PALAVRAS-CHAVES:

canção; letra e melodia; discurso literomusical.; aulas de língua portuguesa.

 


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Este Memorial de Formação apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia elege o gênero canção como catalisador do processo de escrita (auto)biográfica e apresenta os resultados do projeto de intervenção intitulado “A Palavra, o Som e o Sentido: a canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa”, desenvolvido/realizado na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, situada no município de Camaçari, Bahia. O objetivo deste trabalho foi refletir com os educandos sobre o lugar da canção nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco o discurso literomusical. Com isso, durante as ações pedagógicas foram desenvolvidos dez módulos com propostas de experimentos literários criados, analisados e discutidos com os estudantes. Utilizaram-se, como pilares para a pesquisa, os aportes teóricos das produções acadêmicas sobre a arte de escrever a vida (SOUZA, 2011; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SANTIAGO, 2018), sobre alfabetização e letramentos (STREET, 2014 [1995]); KLEIMAN, 1995; SOARES, 2010 [1998]; TFOUNI 2010 [1995]; GALVÃO, 2010), sobre modos de leitura literária da canção (COSTA, 2010, 2011; COELHO, 2014; TATIT, 1997, 1999; WISNIK, 2017 [1989]), sobre letramento literário (COSSON, 2018; GARRAMUÑO, 2014; DALVI et all, 2013), sobre delineamento de metodologia em sala de aula (SCHNEUWLY e DOLZ 2004; HERMETO, 2012). Todos os experimentos literários vislumbraram a construção das ações que foram desenvolvidas na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, entre os meses de junho a agosto no ano de 2019, destacando um modo específico e diferente de se trabalhar com a canção em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa. Os dados desta pesquisa foram apresentados a partir de rodas de conversa, produtos diversos de cada experimento, escritos no material didático dos alunos e registros audiovisuais das aulas. Os resultados alcançados com os participantes da pesquisa demonstraram que experimentações com canções, valorizando as possíveis percepções sensoriais dos corpos que ouvem, possibilitam aos educandos uma leitura crítica, produzindo outros significados e outras textualidades de si, do outro e do mundo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Externo ao Programa - 2527883 - ROSINES DE JESUS DUARTE
Interno - 1578224 - SIMONE SOUZA DE ASSUMPCAO
Notícia cadastrada em: 23/09/2019 14:20
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