Banca de DEFESA: CARLA MENDES ARANHA NUNES

DISCENTE : CARLA MENDES ARANHA NUNES
DATA : 01/10/2019
LOCAL: Sala de defesas IL-UFBA

Leitura crítica no ensino fundamental: questões de gênero

Discurso, gênero, ideologia, leitura.

Este Memorial de Formação, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal da Bahia – UFBA –, é resultado de um projeto de proposta didática aplicado nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, localizada em Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. Este trabalho teve como objetivo, estimular os alunos, por meio da leitura, a perceberem discursos misóginos em textos de diferentes gêneros (músicas, propagandas de cerveja, entre outros) para que, por meio da leitura crítica, possam, diante de textos e contextos diversos, perceber os implícitos e refletir sobre as ideologias que perpassam os discursos e as relações de poder relacionados a questões de gênero naturalizados na sociedade. Esta proposta didática está fundamentada em uma concepção interacionista de leitura (SOLÉ, 1998), tendo em vista que a leitura que se almeja é a leitura crítica (SILVA, 2009). E para que se desenvolva uma leitura crítica em nossos alunos, acionamos também alguns pressupostos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), a partir da perspectiva de van Dijk (2017), para quem o abuso de poder nas relações sociais pode ser combatido a partir da desnaturalização de determinados discursos veiculados em nossa sociedade. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica uma vez que o professor-pesquisador estará em constante interação com os alunos nas situações estudadas. Com este trabalho foram desenvolvidas e incentivadas posturas questionadoras nas(os) alunas(os) por meio do desenvolvimento crescente das capacidades de julgamento, avaliação e apreciação de ideologias presentes em textos com os quais tiveram contato e espera-se que assim façam com tantos outros textos aos quais venham a ter acesso.

Presidente - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Interno - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS