PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE CAMPANHAS COMUNITÁRIAS: UM MEIO DE ATUAÇÃO SOCIAL EM RESPEITO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA CIDADANIA
Gêneros Discursivos. Campanhas Comunitárias. Estratégias de Leitura. Produção de Leitura. Produção de Escrita. Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Cidadania.
A educação libertadora é, como já asseverava Paulo Freire, uma construção coletiva e promove, sobretudo, cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção linguístico-discursiva que tem como objetivos ler, analisar, produzir campanhas comunitárias e, simultaneamente, incentivar estudantes jovens e adultos a compreender a íntima relação entre direitos sociais, políticas públicas e participação popular na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a intervenção nasce justamente de uma realidade nefasta, presente bem na frente da escola, que é um terreno baldio repleto de lixo. Lixo esse que promove preconceito ambiental entre os moradores da comunidade e também para quem visita o local, mas que, principalmente, gera problemas sérios de saúde. Assim, para realizar o trabalho, a metodologia inicial foi realizar uma observação local, uma pesquisa exploratória que evolui para uma pesquisa etnográfica, delineando-se em uma pesquisa-atuação-transformação. A fim de alcançar tal intento, o embasamento teórico é marcado pelos estudos de Bakhtin (2011), Vygotsky ((2008), Kleiman (2016), Street (2014), Rojo (2015), Marcuschi (2008), Zilberman (1993), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2011), dentre outros.