Banca de DEFESA: AMANDA DE OLIVEIRA NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA DE OLIVEIRA NEVES
DATA : 22/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE CAMPANHAS COMUNITÁRIAS: UM MEIO DE ATUAÇÃO SOCIAL EM RESPEITO AO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA CIDADANIA


PALAVRAS-CHAVES:

Gêneros Discursivos. Campanhas Comunitárias. Estratégias de Leitura. Produção de Leitura. Produção de Escrita. Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Cidadania.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A educação libertadora é, como já asseverava Paulo Freire, uma construção coletiva e promove, sobretudo, cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção linguístico-discursiva que tem como objetivos ler, analisar, produzir campanhas comunitárias e, simultaneamente, incentivar estudantes jovens e adultos a compreender a íntima relação entre direitos sociais, políticas públicas e participação popular na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a intervenção nasce justamente de uma realidade nefasta, presente bem na frente da escola, que é um terreno baldio repleto de lixo. Lixo esse que promove preconceito ambiental entre os moradores da comunidade e também para quem visita o local, mas que, principalmente, gera problemas sérios de saúde. Assim, para realizar o trabalho, a metodologia inicial foi realizar uma observação local, uma pesquisa exploratória que evolui para uma pesquisa etnográfica, delineando-se em uma pesquisa-atuação-transformação. A fim de alcançar tal intento, o embasamento teórico é marcado pelos estudos de Bakhtin (2011), Vygotsky ((2008), Kleiman (2016), Street (2014), Rojo (2015), Marcuschi (2008), Zilberman (1993), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2011), dentre outros.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2497959 - RAQUEL NERY LIMA BEZERRA
Interno - 2043479 - JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
Externo à Instituição - ROSANA MARA CHAVES RODRIGUES - UNEB
Notícia cadastrada em: 17/05/2019 22:07
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA