Banca de DEFESA: MILENA RAMOS AIRES CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA RAMOS AIRES CARVALHO
DATA : 27/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: ILUFBA
TÍTULO:

É para fazer o quê? Uma experiência de autonomia através do letramento e ludicidade


PALAVRAS-CHAVES:

Injunção. Letramento. Ludicidade. Autonomia.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Durante as rotinas diárias nas aulas de aula de Língua Portuguesa, diversas vezes foi observado um questionamento comum feito pelos estudantes sobre as questões presentes nas atividades que deveriam realizar: é para fazer o quê? Esse questionamento revela que a maioria dos estudantes não possui o discernimento que é necessário para a execução dos exercícios. Isso acaba afetando negativamente os resultados dos índices de aprendizagem e reforçando a ideia de fracasso escolar. Entretanto, tornou-se perceptível que o que gera esse comportamento não é a falta de conhecimento sobre o conteúdo estudado, mas sim, uma insegurança de executar a atividade sozinhos e o medo de errar. Observando essa dinâmica, este trabalho apresenta os aspectos referentes ao texto injuntivo - tipologia presente nos enunciados das atividades escolares. Esses aspectos serão pensados sob a perspectiva do letramento, já que considero que o uso da injunção deve ser feito através de uma prática educativa que possibilite a participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizado, a interação com seus pares e a colaboração, para isso, utilizarei os jogos. O objetivo, ao optar por trabalhar com jogos nesta proposta pedagógica, é resgatar uma abordagem mais lúdica, proporcionando então uma abordagem mais prazerosa de um conteúdo curricular, resgatando a autoestima, a autonomia e a segurança dos estudantes a partir de experimentações de sucesso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2043479 - JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
Externo ao Programa - 2419732 - FERNANDA ALMEIDA VITA
Externo ao Programa - 2926234 - LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
Notícia cadastrada em: 09/05/2019 08:23
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA