Banca de DEFESA: ALESSANDRA DOS SANTOS SILVA

LOCAL: SALA DE DEFESA

MULTILETRAMENTOS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO LEITORA

Vídeo-resenha; Multiletramentos; Leitura

Memorial Dissertativo apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA. A pesquisa intitulada Multiletramentos digitais para a formação leitora foi desenvolvido com aluno do 9º ano da Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá no bairro de Pairpe, subúrbio ferroviário da cidade de Salvador, Ba. Neste memorial, apresento uma descrição da turma de alunos colaboradores com a pesquisa, bem como da comunidade na qual estão inseridos e da instituição na qual a proposta pedagógica aconteceu. Discorro a respeito das motivações pessoais, das necessidades do grupo e dos desafios que esta investigação proporcionou para mim e para os meus alunos. Como professora de ensino básico, percebo a uma necessidade de que os alunos se apropriem das diversas práticas de leitura de forma consciente, de acordo com a multiplicidade cultural e social na vida cotidiana, e não apenas reproduza os gêneros textuais consagrados pela escola. Desta forma, os textos que circulam em ambientes digitais alcançam ampla aceitabilidade entre os jovens, uma vez que utilizam recursos multimodais (imagens, sons, sinais, palavras, etc), numa perspectiva híbrida, que atende às especificidades e interesses da pósmodernidade. Para esta pesquisa, consideramos a concepção de língua como atividade sociohistórica (Marcushchi, 2008; Kock, 2015), que tanto contempla os seus aspectos sistemáticos como a observa em seu uso cotidiano, e de texto como evento interativo. Adotamos as concepções de Multiletramento (Rojo, 2012) e letramento digital (Lemke, 2010), que serviram de base para a pesquisa, e nas reflexões de Freire 1996. O desenvolvimento metodológico se deu a partir da proposta de sequências didáticas (Shneuwly e Dolz, 2004). Seguimos o viés da pesquisa-ação (Thiollent, 1996; Tripp, 2005), uma vez que o pesquisador está inserido no ambiente de observação, refletindo e reformulando a sua prática docente. A pesquisa teve como objetivo geral a ampliação do repertório de leitura de textos literários dos alunos e a produção de vídeo-resenhas, e específicos: estimular o uso da sala de leitura da escola, produzir a sequência didática de vídeo-resenhas de textos literários e criar meio digital de divulgação das resenhas produzidas. Para tal, utilizamos os instrumentos de rodas de conversa (Moura, 2004) e questionários (Pronadov & Freitas, 2013) e coletamos os dados que serviram de base para a construção da sequência didática para a produção de vídeo-resenhas de livros e filmes infantojuvenis.

Interno - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1489791 - HAENZ GUTIERREZ QUINTANA