GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8o ANO: PRÁTICA DE LEITURA OU DE GRAMÁTICA?
Livro didático. Gêneros textuais. Gramática.
O presente memorial Gêneros textuais no livro didático de língua portuguesa do 8o ano: prática de
leitura ou de gramática? apresenta a proposta de intervenção pedagógica a ser realizada no ano
letivo 2019, no Colégio Estadual Dep. Henrique Brito, localizado no bairro Campinas de Brotas,
Salvador, BA. A experiência ocorrerá nas aulas de língua portuguesa do 8o ano A, com estudantes de
13 e 14 anos de idade, tendo como objeto de estudo gêneros textuais presentes no livro didático
Português Linguagens, 8o ano (CEREJA; COCHAR, 2015), e seus usos para o ensino de língua
portuguesa. A análise baseia-se nas concepções de língua, gramática e ensino, linguagem como
interação social, gramática contextualizada e práticas sociais e discursivas presentes nas pesquisas
de Irandé Antunes (2007; 2009; 2014; 2017). As ações estratégicas visam à aplicação de
instrumentos por meio de um caderno de produções didáticas, em formato impresso, seguindo
orientações propostas por Dolz e Schneuwly (2004, p. 81-108), em seus Procedimentos de
Sequências Didáticas; consideram relevantes as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) – educação é a base (Brasil, 2018), que determina às redes de ensino “uma referência
nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas” e
as Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no
ensino fundamental de nove anos (BAHIA, 2013), que estabelecem as ações e procedimentos
escolares no Estado da Bahia. Os cadernos serão aplicados em oficinas, de modo complementar às
propostas contidas na obra didática em questão e estão relacionados a práticas de linguagem: leitura
– produção de texto – análise linguística – oralidade, de modo a contemplar o universo dos
educandos e suas vivências sociais. Com o emprego das ações apresentadas, espera-se que os
estudantes ampliem as suas competências no âmbito da comunicação oral e escrita, produzindo
saberes e sentidos em suas práticas sociais.