Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE CUNHA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE CUNHA DOS SANTOS
DATA : 01/04/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

ENTRE “CAUSOS”: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Ideológico. Letramento Literário. Narrativas Orais. Causos. Retextualização.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Apresenta-se este Memorial de Formação para o exame de qualificação no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras — PROFLETRAS —, da Universidade Federal da Bahia. O respectivo Projeto de Intervenção, intitulado Entre “causos”: uma proposta de letramento no Ensino Fundamental, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, sob a perspectiva do letramento ideológico, de acordo com Freire (1967, 1991, 2011 [1982], 2017 [1968]), Hooks (2017 [2013]), Kleiman (1995, 2005), Rojo (1995, 2009, 2012), Street (2014 [1995]) e Tfouni (2010 [1995]). Como os causos constituem tradicionalmente o imaginário coletivo, o projeto a ser implementado, neste ano letivo de 2019, em uma turma do 9o Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Solange Coelho, da rede de Lauro de Freitas, Bahia, configura-se como uma tentativa de preservação das memórias da comunidade do entorno escolar, em vista da formação dos estudantes como leitores crítico-reflexivos, capazes de (re)conhecer e ressignificar as narrativas orais, em consonância com os princípios teóricos de Zumthor (1997 [1983]) e do letramento literário, segundo Cosson (2016 [2006], 2018 [2014]), Dalvi, (2013) e Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), fomentando, nesse sentido, tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto a interlocução entre as diferentes gerações e a valorização do seu acervo cultural, da sua própria identidade e da identidade do lugar em que se vive. Portanto, ao considerar como norteadores metodológicos (i) os projetos de letramento, conforme Oliveira (2008) e Santos (2008), (ii) a história oral, consoante Santhiago e Magalhães (2015), e (iii) a sequência didática, em conformidade com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), objetiva-se a promoção dos alunos como leitores do seu contexto sociocultural, por meio de práticas de letramento, compreendendo atividades com a oralidade, a leitura, a escrita, o uso de novas tecnologias, com registros e edições audiovisuais de narrativas orais, o trabalho de retextualização — com base nas discussões acerca da transcrição/retextualização promovidas por Albán (1992, 2004), Alcoforado (2008 [1998]), o Comitê Nacional do Projeto ALiB (2005), Costa (2016c, 2017), Marcuschi (2010 [2001]) e Santos (2003) —, e a posterior publicização dos causos documentados em livro e/ou e-book, assim como em CD e/ou DVD.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1064696 - ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Interno - 1656905 - MARCIO RICARDO COELHO MUNIZ
Externo à Instituição - EDIL SILVA COSTA - UNEB
Notícia cadastrada em: 29/03/2019 05:21
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