Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDINEI DA SILVA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDINEI DA SILVA BRITO
DATA : 01/04/2019
LOCAL: ILUFBA

LETRAMENTO, GÊNERO DISCURSIVO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de trabalho com o editorial

Letramento, gênero discursivo, editorial

O objetivo deste trabalho, em desenvolvimento no ProfLetras – UFBA –, é apresentar uma proposta de trabalho em sala de aula, a partir do gênero discursivo editorial, tendo em vista a perspectiva do letramento. O Projeto de intervenção será aplicado no Colégio Estadual Cidade de Camaçari, em uma turma de 1º Ano. O trabalho de pesquisa/intervenção está fundamentado nos conceitos de letramento de Kleiman (2008), cuja definição considera as implicações sociais, contextos e objetivos do uso da escrita; e de gênero discursivo, de Bakhtin (1997), que associa a articulação das práticas sociais com os objetos escolares no domínio do ensino da produção de textos orais e escritos. O presente trabalho propõe, ainda, uma prática de ensino de língua portuguesa, enquanto disciplina curricular, por meio de atividades de leitura e produção de textos, a partir do gênero dissertativo-argumentativo editorial. O enfoque no gênero editorial justifica-se por atender às demandas por um ensino efetivo de língua portuguesa, além de estimular a integração e participação dos alunos, que vivenciarão o compartilhamento e valorização de suas experiências e opiniões. Esta abordagem permite ao aluno o trabalho com a língua em uso, ou seja, viva e inserida na sociedade. Tendo em vista, portanto, a abordagem sócio-interacionista, que constitui um conjunto de ações, sob a ótica do letramento, que possibilitam ao aluno a oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Como recurso metodológico, será aplicada uma sequência didática - “um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004, p.97). A sequência didática será constituída de atividades de leitura, discussão (debate), escrita e reescrita, entre outras, todas relativas ao gênero discursivo editorial. Ao final da aplicação deste projeto, pretende-se que os alunos: adquiram maior domínio e competência na leitura e escrita, reconheçam o editorial como gênero discursivo, ampliando, assim, seu repertório de gêneros; interajam com os textos autorais e dos colegas, indicando novas possibilidades de construção; produzam  e socializem textos dissertativos-argumentativos do gênero editorial e reconheçam-se, por meio das práticas de oralidade e escrita, falantes/usuários eficientes da língua portuguesa.

Presidente - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA