A canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa
canção; letra e melodia; discurso literomusical.; aulas de língua portuguesa.
Este Memorial de Formação apresentado para qualificação ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia, traz o gênero textual canção como um elemento catalisador do processo de escrita (auto)biográfica. Para isso, divide-se esta narrativa reflexiva de formação, em quatro grandes seções: “As Primeiras Entonações” (relatos dos letramentos – familiar, religioso e escolar – imprescindíveis para o entendimento das marcas que as canções deixam no processo de enculturação); “Trilha para o Alcance da Docência” (história do aluno e pesquisador iniciante na graduação, professor de Língua Portuguesa, e pós-graduando do Mestrado Profissional em Letras); “Todos Entoam” (discussão da problemática que culminou na escrita da proposta de intervenção didática, coadunando com a realidade de uma comunidade escolar); e “A Canção e o Discurso Literomusical nas Aulas de Língua Portuguesa” (planejamentos de novas propostas de experimentos literários que serão dialogados com os estudantes). Para a utilização desses experimentos, pensou-se em práticas pedagógicas assentadas em estratégias de leitura e escrita, respaldadas no cruzamento teórico da Semiótica da Canção (TATIT, 1997,1999 e 2016) com Orientações Metodológicas (HERMETO, 2012), com Instrumentos Didáticos (SOLER, 2001) e com Procedimentos de Sequências Didáticas (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004) que vislumbrem a construção de ações a serem desenvolvidas na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, com estudantes de 13 e 14 anos, no ano de 2019, na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira (Camaçari-BA), destacando um modo específico e diferente de se trabalhar com a canção em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa.