Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA SANTOS DAMASCENO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA SANTOS DAMASCENO NASCIMENTO
DATA : 25/03/2019
LOCAL: ILUFBA

A importância da consciência fonológica para o aprimoramento da escrita: práticas de (re)alfabetização e letramento

aquisição da escrita, dificuldade de aprendizagem, erros ortográficos, consciência fonológica

O objetivo deste trabalho é investigar quais aspectos fonológicos interferem na escrita dos alunos que ingressam no 6º ano da Escola Municipal Solange Coelho, fazendo com que eles cometam desvios ortográficos de naturezas diversas e não condizentes com esse nível de ensino. Com base nas considerações de alguns autores (NOBILE e BARRERA, 2009; MORAIS, 2010; OLIVEIRA, 2005) sobre a complexidade do sistema de escrita, considera-se que esses desvios são reflexos das relações grafofonêmicas que os alunos estabelecem sem compreender que tais relações nem sempre são biunívocas. A metodologia adotada consistirá numa pesquisa de cunho etnográfico através da qual serão analisados os casos de desvios de escrita mais frequentes nas produções dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e, por isso, participam de aulas de reforço promovidas pela escola. Os dados foram obtidos durante a realização de uma avaliação diagnóstica ocorrida no mês de janeiro de 2019 na unidade escolar. Com os dados em mãos, pretende-se fazer uma categorização dos desvios e promover intervenções pedagógicas, ancoradas nos princípios da Fonética e da Fonologia, no intuito de minimizar os processos de desvios mais recorrentes nas produções dos alunos. Nessa perspectiva, o uso da consciência fonológica se constituirá como ponto de partida para a criação de hipóteses por parte dos alunos com vistas a favorecer o aprimoramento da escrita através da apropriação do sistema ortográfico da Língua Portuguesa.

Presidente - 2043479 - JULIANA ESCALIER LUDWIG GAYER
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA