ESTUDO DO REQUERIMENTO EM SALA DE AULA: UM GÊNERO A SER EXPLORADO
gêneros textuais, requerimento, argumentação.
Este trabalho foi realizado com o nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Maria Romana Calmon e teve o objetivo da trabalhar com produção textual através dos gêneros, particularmente o gênero requerimento, com toda a sua especificidade de ser técnico, sua objetividade e seu uso social e prático. A pesquisa foi aplicada no III trimestre do ano de 2018, a partir do mês de Outubro, seguindo o calendário de aprovação da pesquisa pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da UFBA. A pesquisa teve o cunho etnográfico e foi observado, através da aplicação de uma sequência didática, seguindo os princípios defendidos por Dolz e Schneuwly (2011), como os alunos utilizavam a linguagem para melhor argumentar. Observaram-se os usos dos operadores argumentativos, bem como sinais de pontuação e estruturas que constituem a escrita na norma culta da língua portuguesa, a fim de atingir o objetivo de convencer através da linguagem. Após a aplicação de uma atividade inicial, foram criados módulos com o objetivo de trabalhar operadores argumentativos e formas de se utilizar a argumentação em um texto mais coerente e coeso. O resultado desse trabalho foi analisado através de uma produção escrita final, com o intuito de observar o resultado das atividades desenvolvidas através dos módulos. O objetivo maior desta pesquisa é o trabalho com a língua escrita, a fim de se utilizar cada vez mais essa forma para pedir, solicitar, requerer, já que o aluno geralmente utiliza para tanto a língua em sua modalidade oral.