INTERSECÇÕES ENTRE CINEMA NEGRO E EDUCAÇÃO:ESTRATÉGIAS PARA FOMENTAR LEITURAS DE MUNDOS E O PENSAMENTO CRÍTICO EM SALA DE AULA
Palavras chaves: Praticas de leitura, cinema negro, leituras de mundo, pensamento crítico,
O projeto INTERSECÇÕES ENTRE CINEMA NEGRO E EDUCAÇÃO:ESTRATÉGIAS PARA FOMENTAR LEITURAS DE MUNDOS E O PENSAMENTO CRÍTICO EM SALA DE AULA tem como objetivo incentivar e aprimorar o gosto pela leitura e promover o pensamento critico sobre relações raciais de estudantes. Há aqui a aposta na linguagem fílmica que permite aliar recursos tecnológicos à educação, explorando intersecções movimentando-a como estratégia didático pedagógica. São textos audiovisuais que abordam a temática negra em uma proposta de intervenção que será aplicada junto a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola em Camaçari. Espera-se com esse projeto que , por meio das estratégias e recursos escolhidos, ao final da aplicação os estudantes tenham aprimorado a criticidade, se aproximado mais do exercício de ler e por meio dos filmes tenham se apropriado das temáticas raciais e participação negra na construção do Brasil.