Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANNE SILVA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANNE SILVA SANTANA
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Vídeo Conferência

AFRO-LEITURAS: O DEBATE ANTIRRACISTA E INTERSECCIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Educação de Jovens e Adultos. Literatura Negra. Letramentos negros. Letramentos de reexistência.Lei Nº 10.639/2003. Interseccionalidade. Antirracismo.

Este memorial de formação, intitulado Afro-leituras: o debate antirracista e interseccional na Educação de Jovens e Adultos, tem como objetivo propor leituras de literatura negra a fim de desenvolver o debate antirracista e interseccional na Educação de Jovens e Adultos, favorecendo a formação de leitores críticos e autônomos, capazes de intervir socialmente e reconhecer suas raízes identitárias. A escolha dessa temática se deu pela observação das questões emergentes do cotidiano escolar, onde predominam estudantes autodeclaradas negras que não se veem representadas pelas práticas de leitura de literatura desenvolvidas na escola, nas quais são utilizados textos predominantemente de base eurocêntrica, além da inobservância de um trabalho pedagógico permanente e sistemático de discussão das relações etnicorraciais, conforme orienta a lei 10639/03. Os objetivos da proposta foram: sugerir práticas de leitura de literatura negra organizadas em oficinas de leitura a fim de constituir leitores críticos e autônomos, com foco na educação antirracista e interseccional; construir caderno de atividades pedagógico-literárias destinado aos estudantes, contendo indicações de leituras de literatura negra e atividades, que discutam sobre a interseccionalidade raça/gênero relacionada à mulher negra; sugerir interações que desafiem os/as estudantes a analisarem textos que discutam as relações étnico-raciais; propor ações pedagógicas que visem a revitalização da biblioteca escolar como espaço de leitura, interação e produção do conhecimento. O trabalho de natureza propositiva, consiste na elaboração de oficinas e rodas de conversa, onde será feita a leitura da obra Quarto de despejo, de Carolina de Jesus, além de outros textos de literatura negra de autoria feminina. Como será aplicado em momento posterior à escrita deste memorial, o trabalho contará com um produto de pesquisa, o caderno de atividades pedagógico-literárias, que poderá ser utilizado pela pesquisadora e outros professores em momento oportuno. Espera-se com o trabalho contribuir na formação de leitores autônomos, conscientes e críticos diante da realidade em que estão inseridos, reconhecendo sua identidade e ancestralidade e valorizando sua cultura. Como aportes teóricos principais do trabalho podemos citar os seguintes autores: Munanga (2005), Cuti (2010), Souza (2011), Freitas (2016), Gomes (2005); Evaristo (2016), Candau (2010), Freire (1998), Akotirene (2019), Crenshaw (1991), Collins (2020), Dalvi (2013), Ribeiro (2019), Lima (2016), Souza (2016), dentre outros.

Interna - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA
Externa à Instituição - ANDREA BETANIA DA SILVA - UNEB