Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA REJANE GOMES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA REJANE GOMES RIBEIRO
DATA : 06/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

ESCRITAS DE SI NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL EM SALA DE AULA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Escritas de Si; Multimodalidade; Multiletramentos; Linguagens; Práticas Sociais.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das minhas práticas em sala de aula, a proposta de que trata esse memorial de formação intitulado, Escritas de Si numa perspectiva multimodal em sala de aula, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), pretende compreender como o trabalho com a escrita de si, numa perspectiva multimodal, pode contribuir para aprimorar a formação crítica dos estudantes. Para tanto, se pretende desenvolver um projeto de intervenção com atividades de produção de textos em diversas linguagens (verbal, imagética, corporal, musical, dentre outras), em oficinas de criação, utilizando as Escritas de Si de alunos/as do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, no munícipio de Salvador/BA. O trabalho adotará uma abordagem qualitativa, amparando-se na pesquisa-ação que investigará como a produção dessas Escritas de Si, voltadas para as práticas sociais que envolvem os multiletramentos, podem contribuir para o aprimoramento das aprendizagens das linguagens numa perspectiva crítica, possibilitando responder com maior eficiência aos desafios relacionados à produção de textos em sala. Além de ser um exercício para desenvolver a competência interpretativa e reflexiva sobre si, sobre o outro e sobre o mundo, o trabalho com essas “escritas” possibilitará ouvir as vozes dos estudantes, frequentemente silenciadas, para finalmente torná-los agentes do processo de aprendizagem, contribuindo para a construção de um percurso de autoria que favoreça uma atuação crítica, com protagonismo e transformadora. Os principais aportes teóricos que darão embasamento a esta pesquisa são os estudos dos letramentos e multiletramentos (KLEIMAN 2005, 2012; MARCUSCHI, 2005; SOUZA, 2006; MATENCIO, 2009; STREET 2012; ROJO, 2012; SOUZA, PASSEGGI e VICENTINI, 2011); da teoria da comunicação multimodal (VAN LEEUWEN, 2011; KRESS 1996) e da pedagogia crítica (FREIRE, 1993; HOOKS, 2017).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Externa à Instituição - THAÍS NASCIMENTO SANTANA
Externa à Instituição - ANA CRISTINA GONÇALVES DE ABREU SOUZA
Notícia cadastrada em: 23/05/2023 20:48
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA