Banca de QUALIFICAÇÃO: VALMEIRE PASSOS SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALMEIRE PASSOS SANTANA
DATA : 06/06/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/lavinia-neves-dos-santos-mattos

TECENDO UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL EM PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS (L2) PARA ESTUDANTES SURDOS

Pessoa com surdez; Abordagem intercultural; Ensino do português (L2); Vocabulário.

O presente Memorial de formação é fruto do trabalho de pesquisa e ação formativa no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) UFBA, sob a orientação da professora Dra. Lavínia Mattos. O trabalho centra-se na proposição de uma prática de ensino e de aprendizagem de vocabulário da Língua Portuguesa como segunda língua (L2), na modalidade escrita, numa abordagem intercultural, para estudantes surdos/as matriculados no Atendimento Educacional Especializado AEE do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez Wilson Lins- CAS/BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico escolar, na qual, proporemos um caderno pedagógico intercultural com enfoque na educação bilingue de estudantes surdos e surdas em aulas de português (L2). A fundamentação teórica desta pesquisa pauta-se na legislação brasileira atual sobre a educação de surdos (Política Nacional de Educação Especial/2008, Lei Federal n.º 10.436/2002; Decreto n.º 5.626/2005), e, em autores que discutem as questões dos Letramentos e do Ensino do português (L2), a partir de teóricos como: Albres (2010), Brito (2010), Brochado (2003), Dolz (2004), Fernandes (2003), Kleiman (2005), dentre outros. Esta pesquisa visa contribuir para a inclusão do/da estudante surdo/a nas escolas regulares, a partir de práticas de escrita dadas pelo repertório de vocabulário, considerando suas especificidades linguísticas, culturais e identitárias.

Presidente - 2926234 - LAVINIA NEVES DOS SANTOS MATTOS
Interna - 1862916 - FERNANDA MARIA ALMEIDA DOS SANTOS