Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ BATISTA DE SOUZA SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ BATISTA DE SOUZA SANTIAGO
DATA : 07/06/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/colegiado-402-letras-vernacula-com-lingua-estrangeira

LETRAMENTO DIGITAL E GAMIFICAÇÃO: estratégias para engajamento e motivação à leitura literária de estudantes de uma escola pública de Xique-xique, BA

Gamificação; Letramentos digitais; Letramento Literário; Letramentos Sociais; Estratégias de Leitura.

SANTIAGO, José Batista de Souza. LETRAMENTO DIGITAL E GAMIFICAÇÃO: estratégias para engajamento e motivação à leitura literária de estudantes da escola pública. 2023. 59f. Memorial Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA.

Este memorial apresentado ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras expõe o resultado do trabalho desenvolvido com os alunos da turma do 7º ano C do Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Senhor do Bonfim e visa demonstrar como o letramento digital e a gamificação podem ser explorados como estratégias para engajamento e motivação à leitura literária de estudantes da escola pública. Para isso, dialoguei com pressupostos teóricos que versam sobre gamificação (ALVES, 2015; BURKE, 2015; BUSARELLO, 2016), e também abordei os letramentos sociais (KLEIMAN, 1989; RIBEIRO, 2003; STREET, 2014; ROJO 2013), incluindo ainda os letramentos digitais (Dudeney et. al. 2016; KERSCH, CASCARELLI, CANI, 2016). Já o letramento literário foi refletido com base em COSSON, 2021 e no intuito de desenvolver estratégias de leitura, lancei mão dos escrito de SILVA, 2018 e SANTOS, SILVA, 2022. Além desses pressupostos, ainda, refliti também sobre o papel das Tecnologias Digitais na Educação a partir de Moran, 2013; RIBEIRO, 2021; BUZATO, 2016. A proposta de intervenção em desenvolvimento apoia-se, metodologicamente, na Metodologia da Pesquisa em Educação segundo MATTAR, RAMOS, 2021. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2023, após ser aprovada, pelo Comitê de Ética em Psicologia da UFBA. Como resultado preliminar da intervenção, foi criado “o sítio conectado com a leitura” https://sites.google.com/view/conectadocomaleitura?usp=share_link e jogos na plataforma “Kahoot” envolvendo a leitura dos textos selecionados para o trabalho com os alunos, os quais disponibilizo a eles para promover a utilização e produção de outros materiais com vistas a engajá-los à prática de leitura em diversos ambientes, especificamente os virtuais.

Presidente - 2892935 - ANDREA BEATRIZ HACK DE GOES
Interna - 1862916 - FERNANDA MARIA ALMEIDA DOS SANTOS