Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CÁCIA DA SILVA PORTELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITA DE CÁCIA DA SILVA PORTELA
DATA : 07/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO DE LETRAS
TÍTULO:

DA INTERNET PARA A SALA DE AULA:

a leitura crítica de memes nas aulas de língua portuguesa sob as lentes da educação multicultural

 


PALAVRAS-CHAVES:

memes - leitura crítica - material didático



PÁGINAS: 69
RESUMO:

Este memorial de formação se refere a uma pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal da Bahia, onde  apresento o percurso por mim trilhado, destacando fatos que nortearam a minha constituição pessoal e profissional na área de ensino. Este estudo tem como objetivo refletir sobre as características que tornam o meme um gênero textual adequado para a prática crítica de leitura, por meio da ampliação do mundo textual do/a aluno/a. Para tanto, utiliza-se da metodologia de pesquisa de natureza qualitativa, interpretativa e documental. Suas bases teóricas são a multimodalidade (Kress e Van Leeuwen, 2001; Pereira, 2018; Rojo, 2012; Ribeiro, 2021); multimodalidade aplicada ao estudo do humor de quadrinhos (Ramos, 2011; Silva, 2012); a leitura crítica (Antunes, 2003, Marcuschi, 2008, Kleiman, 2013); a educação multicultural (Candau e Moreira, 2013); os memes de Internet (Shifman, 2014, Knobel e Lankshear, Chagas, 2020)  e os estudos sobre o humor (Possenti,1998, Raskin, 1985).  Os resultados parciais desta pesquisa demonstram que, apesar da aparente inserção, oriunda da BNCC, dos memes em sala de aula por meio dos livros didáticos de língua portuguesa, a abordagem é superficial, deixando de explorar toda a riqueza do gênero.A criação das oficinas didático-pedagógicas resultantes desta pesquisa, embasadas nas teorias acima mencionadas, visam propor atividades utilizando o meme numa perspectiva crítica que contribua não só para a formação de leitores/as críticos/as, capazes de questionar o que está posto nos textos e no mundo, mas também de tentar produzir mudanças na forma de abordagem de um gênero textual que conversa diretamente com o contexto multicultural dos/as estudantes.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Externo à Instituição - PAULO RAMOS
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 08:21
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