Banca de DEFESA: IONARA PAULA SAMPAIO DA HORA

DISCENTE : IONARA PAULA SAMPAIO DA HORA
DATA : 08/02/2023
LOCAL: sala de defesas ILUFBA com link para convidada externa

FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO A PARTIR DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA

leitura; formação do leitor crítico; fake news

Este trabalho é um memorial de formação acadêmica iniciado com a auto investigação da autora sobre suas práticas de sala de aula. Situa-se na linha da pesquisa pedagógica e traça reflexões acerca da formação básica e acadêmica da professora pesquisadora assim como das experiências já acumuladas por ela na vida profissional. O estudo tem como finalidade refletir sobre a importância da prática de leitura em sala de aula para a formação do leitor crítico nas séries finais do Ensino Fundamental. O objetivo principal da proposta é a produção de um caderno de atividades didático-pedagógicas que visa a dar suporte para a prática de leitura crítico-reflexiva em sala de aula com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da criticidade dos estudantes e, dessa forma, combater à disseminação de fake news. O combate à disseminação de fake news foi escolhido como aporte para o desenvolvimento das práticas de leitura por influenciar direta e cotidianamente a vida dos estudantes na contemporaneidade. O estudo do tema referencia-se nas concepções de letramentos sociais discutidas por Soares (2003) e Street (2014) e na teoria dos multiletramentos a partir das contribuições de Rojo (2012). A fundamentação teórica das práticas de leitura em sala de aula estão pautadas em Kleiman (2016), Smith (1989), Antunes (2009) e Orlandi (2012). As discussões sobre os desvelamentos das mentiras divulgadas através de fake news fundamentam-se em Barros (2020), Barbosa (2019) e Charaudeau (2016). Esta pesquisa tem como produto um caderno de atividades as quais foram elaboradas fundamentalmente a partir das contribuições de Kleiman (2016), Koch e Elias (2021) e Moura e Rojo (2012).

Interna - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA
Interna - 3062795 - ADRIANA SANTOS BATISTA