Banca de DEFESA: PATRÍCIA GONÇALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA GONÇALVES DE SOUZA
DATA : 21/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
TÍTULO:

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS/CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE IRECÊ


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do campo, Prática pedagógica, Formação docente e Classe multisseriada


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A presente pesquisa traz reflexões acerca da organização do trabalho pedagógico no contexto das escolas/classes multisseriadas do campo do município de Irecê, visando compreender a organização do trabalho pedagógico das escolas/classes multisseriadas, de forma a construir uma proposta pedagógica, em atendimento às demandas da educação do campo do município de Irecê, e propondo a partir dos resultados, alternativas que possam ressoar no seu fazer pedagógico. Para tal, busquei embasamento teórico em (PINHEIRO, 2010; CORDEIRO, 2007; MOLINA E FREITAS, 2012; TOLEDO, 2005; HYPOLITO, 2009; OLIVEIRA, 2010; TARDIF, 2010; TARDIF & LESSARD, 2008) sobre trabalho docente, (GONÇALVES, 2011, ARROYO, 1999; HAGE, 2006; 2008; SANTOS & MOURA, 2010) que trata de classes multisseriadas e (CALDART, 2012; SANTOS, 2001; BRANDÃO, 2006; SILVA, 2008; AZEVEDO, 2007; LEITE, 1999; MENEZES NETO, 2009) que discute Educação do Campo, dentre outros. No intento de compreender o objeto e contexto da pesquisa utilizamos da coleta e observação, análise de documentos e a entrevista semi-estruturada, numa perspectiva de pesquisa de vertente qualitativa. A escolha pela pesquisa ação pensando na prática reflexiva e tendo como pano de fundo a autonomia do professor, baseia-se na adequação dessa abordagem ao objetivo da presente pesquisa e a abordagem fenomenológica delimitará um pano de fundo ao trabalho que será desenvolvido. A pesquisa está organizada em quatro capítulos, além da Introdução e das Considerações finais, onde analisei a organização do trabalho pedagógico do professor de sala multisseriada com base em observações do seu cotidiano, entrevistas e questionário, que associados aos referenciais teóricos, me proporcionou construir esse trabalho, que busca compreender como se dá esta organização sem uma formação específica que contemple essa modalidade de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO
Interno - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
Externo ao Programa - 1335772 - REJANE DE OLIVEIRA ALVES
Externo ao Programa - 1565055 - SANDRA MARIA MARINHO SIQUEIRA
Externo à Instituição - MARIA DORATH BENTO SODRÉ - UNEB
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 10:00
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA