CURRICULO: MOVIMENTO DE VIDA, DENTRO E FORA DA ESCOLA
CURRICULO: PROJETODE INTERVENÇÃO; VIDA NA ESCOLA
Apresenta-se o Projeto de Intervenção que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia, o qual discorre sobre a temática “Currículo: movimento de vida, dentro e fora da escola”, estando diante da escolarização/formação humana que compreendemos como trabalho nos espaços aprendentes, chamado escola. A motivação do estudo advém do desejo de uma professora, coordenadora e gestora educacional em constituir espaços/tempos de reflexões formativas no âmbito escolar, que privilegiem o entendimento do currículo como movimento que recebe influências endógenas e exógenas à escola e que interfere diretamente na vida dos membros da comunidade. A investigação partiu da seguinte questão: Como desenvolver proposições curriculares que favoreçam o entendimento do currículo escolar como processo de vida? Teve como objetivo geral compreender como docentes, coordenadores e gestores escolares compreendem os seus sentires, pensares, saberes e fazeres curriculares, propondo no coletivo uma intervenção que favoreça a constituição de espaços/tempos para (re)criação curricular, vinculando-os à vida dos membros da comunidade educativa. O caminho metodológico foi norteado pela fenomenologia, abarcando o pensamento complexo e a postura multirreferencial, com base nos seguintes dispositivos: i) Pesquisa documental; ii) Pesquisa bibliográfica; ii) Narrativas epistolares, realizadas a partir da troca de cartas entre pesquisadora e sujeitos da pesquisa. Importa destacar que o estilo do texto foi desenvolvido a partir, também, de uma escrita epistolar, que serviu como narrativa da pesquisa, bem como metodologia de investigação. Como resultado foi construída uma proposta de intervenção com o grupo participante da pesquisa com o propósito de legitimar os sentirespensaressaberesfazeres inovadores no campo do currículo, quando me coloco como, também, como protagonista implicada no processo e amplio uma proposta com viés tecnológico, em um planejamento que, ao ressaltar a importância das relações entre currículo e vida na escola, busca alcançar espaços para serem lidos, mantidos, revisitados ou reinventados no decorrer do tempo.