Banca de DEFESA: EVANILTON NERI DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVANILTON NERI DE OLIVEIRA
DATA : 14/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Recurso Remoto
TÍTULO:

ENSINO MÉDIO INTEGRADO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO IFES, CAMPUS SÃO MATEUS: PROPOSIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO RACIOEMOCIONAL

Apresenta-se o Projeto de Intervenção que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia, cuja temática se assenta na formação humana integral, em uma perspectiva racioemocional, ofertada a estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus São Mateus. A proposta surge diante da problemática da insuficiência de proposições educativas voltadas para a formação integral dos sujeitos e, portanto, da necessidade do desenvolvimento de proposições pedagógicas que estimulem e qualifiquem a humanização do espaço escolar envolvendo aspectos cognitivos e psicossociais, abarcando, inclusive, o âmbito emocional. A proposta interventiva foi construída a partir de uma pesquisa propositiva, de base fenomenológica e de abordagem qualitativa, que objetivou compreender como a comunidade educacional percebe as possibilidades de formação integral em uma perspectiva racioemocional, em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do referido campus. O estudo foi desenvolvido, inicialmente, por meio de uma pesquisa exploratória, de base bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo, realizada por meio de uma roda de conversa mista, composta por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação. Como resultados foi possível levantar que a comunidade acolhe e desenvolve algumas ações que culminam com a formação humana integral, no entanto, não estão sistematizadas em suas práticas. Apontou, ainda, a necessidade de formação de servidores baseada em políticas públicas para fortalecer as ações desenvolvidas no campus. Reconheceu, também, a importância de inclusão dos estudantes em atividades de extensão, comissões e projetos culturais, objetivando oportunizar a presença dos discentes em outros espaços e aflorar o protagonismo estudantil, ações com foco no olhar do aluno como sujeito integral. Tais resultados geraram esta proposta de intervenção que objetiva potencializar, paulatinamente, a ampliação do entendimento sobre a formação humana integral no Ifes, a criação sistemática e regular de ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento multidimensional dos sujeitos e o favorecimento de possibilidades de melhor aproveitamento do Ensino Médio na/para a vida dos estudantes. Este Projeto de Intervenção intenciona, ainda, minimizar a ideia de que o foco do trabalho pedagógico no Ensino Médio deve ser voltado, exclusivamente, para os exames nacionais e para as exigências do mercado de trabalho, tendo como enfoque uma educação conteudista, cognitivista e racionalista. 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio; Formação Humana Integral; Projeto de Intervenção


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Apresenta-se o Projeto de Intervenção que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia, cuja temática se assenta na formação humana integral, em uma perspectiva racioemocional, ofertada a estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus São Mateus. A proposta surge diante da problemática da insuficiência de proposições educativas voltadas para a formação integral dos sujeitos e, portanto, da necessidade do desenvolvimento de proposições pedagógicas que estimulem e qualifiquem a humanização do espaço escolar envolvendo aspectos cognitivos e psicossociais, abarcando, inclusive, o âmbito emocional. A proposta interventiva foi construída a partir de uma pesquisa propositiva, de base fenomenológica e de abordagem qualitativa, que objetivou compreender como a comunidade educacional percebe as possibilidades de formação integral em uma perspectiva racioemocional, em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do referido campus. O estudo foi desenvolvido, inicialmente, por meio de uma pesquisa exploratória, de base bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo, realizada por meio de uma roda de conversa mista, composta por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação. Como resultados foi possível levantar que a comunidade acolhe e desenvolve algumas ações que culminam com a formação humana integral, no entanto, não estão sistematizadas em suas práticas. Apontou, ainda, a necessidade de formação de servidores baseada em políticas públicas para fortalecer as ações desenvolvidas no campus. Reconheceu, também, a importância de inclusão dos estudantes em atividades de extensão, comissões e projetos culturais, objetivando oportunizar a presença dos discentes em outros espaços e aflorar o protagonismo estudantil, ações com foco no olhar do aluno como sujeito integral. Tais resultados geraram esta proposta de intervenção que objetiva potencializar, paulatinamente, a ampliação do entendimento sobre a formação humana integral no Ifes, a criação sistemática e regular de ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento multidimensional dos sujeitos e o favorecimento de possibilidades de melhor aproveitamento do Ensino Médio na/para a vida dos estudantes. Este Projeto de Intervenção intenciona, ainda, minimizar a ideia de que o foco do trabalho pedagógico no Ensino Médio deve ser voltado, exclusivamente, para os exames nacionais e para as exigências do mercado de trabalho, tendo como enfoque uma educação conteudista, cognitivista e racionalista. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUCIANE SERRATE PACHECO BACHETI - IFES
Interno - ***.758.695-** - LEONARDO RANGEL DOS REIS - IFBA
Presidente - 1923964 - VERONICA DOMINGUES ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 12:25
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