Inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes – Campus Nova Venécia.
Ensino de Informática, Ensino de Programação, Scratch, Ensino de Matemática, Planejamento Curricular
Este projeto de interven..o tem por objetivo investigar as possibilidades de inser..o
da programa..o em blocos no planejamento curricular dos cursos t.cnicos integrados
ao Ensino M.dio, do Instituto Federal do Esp.rito Santo (Ifes) – Campus Nova Ven.cia.
Como Aporte te.rico, fundamentam este trabalho os autores Papert (1980,2008),
Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos e Marconi (2008),
Bacich e Mor.n (2018). A metodologia utilizada . de car.ter qualitativa explorat.ria e
o m.todo consiste em estudo de caso. Apoiado em an.lise documental de diversos
documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os professores de
Inform.tica e Matem.tica e a equipe de Gest.o Pedag.gica. A partir dos dados
coletados, realizou uma an.lise, por meio da triangula..o de dados, permitindo obter
uma vis.o de determinado assunto de v.rios pontos de vista. Como resultado,
produziu-se uma proposta de interven..o para atualizar a ementa da disciplina de
Inform.tica, dos Cursos T.cnicos Integrados de Minera..o e Edifica..o a fim de
inserir a programa..o em blocos como conte.do program.tico. Al.m disso, foi criado
um projeto interdisciplinar que possibilitar. o estudo de fun..es lineares