Para além dos olhos de ressasca: Programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo
Formação de Leitores, Sequências Didáticas, Leitura, Educação Estética.
Esta Proposta de Intervenção se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investiga, mediante escuta sensível dos sujeitos, processos colaborativos para a criação e a ampliação de práticas leitoras no Campus Barra de São Francisco/ IFES. A questão norteadora da investigação foi: Quais os desafios e as possibilidades de implantação de espaços de leitura e de formação de leitores no IFES? Os objetivos da investigação são: conhecer melhor o perfil dos estudantes do ensino médio para identificar suas características, desejos e habilidades literárias, com vistas a desenvolver um programa de formação de leitores a partir da perspectiva multimodal do texto que conecta a leitura a outras linguagens. Os estudos de Geraldi (1997) e Kress e Van Leeuwen (2019) como suporte teórico para trabalhar com o texto literário sob essa perspectiva. Trabalharemos em sala de aula o projeto interventivo a partir da produção de 12 sequências didáticas para o ensino da língua portuguesa, na qual os estudantes lançarão mão de diversas habilidades para a produção em cada etapa. Na metodologia, buscou-se desenvolver ações colaborativas entre diferentes áreas do conhecimento dentro de um processo interventivo interdisciplinar, no qual a escuta dos estudantes foi procedimento fundamental da pesquisa, mediante roda de conversa e questionário para complementar as informações fornecidas oralmente. Após o tratamento e organização dos dados aferimos que a pesquisa produziu os seguintes resultados: Relatos dos estudantes sobre a necessidade de consumir ficção no cotidiano, a relevância leitura de ficção para o processo de formação do imaginário, a constatação que a leitura literária é aperfeiçoada quando relacionada a outras linguagens, constatação das dificuldades e desafios a serem suplantados pelos estudantes do IFES/BSF para uma melhor apreensão do texto literário, a informação que gêneros e tipos textuais influenciam na escolha dos discentes sobre o que desejam ler e a importância dos estudantes na influência de colegas para a aquisição do hábito da leitura. Após a análise desses resultados foi concebida a proposta de Intervenção Interdisciplinar “Capitu: Para além dos olhos de ressaca” como um passo inicial ao intuito de formar leitores efetivos, cuja culminância será durante o I Sarau Cultural do IFES/BSF cuja proposta também é resultante desta pesquisa. Os sujeitos desta investigação são jovens entre 15 a 19 anos matriculados no segundo ano do curso técnico em Agricultura do Campus Barra de São Francisco/IFES. Como referencial teórico, a pesquisa se apoiou nos estudos de autores como Cândido (1995), Silva (2003), Kleiman (2008), Duarte Jr (2001), Cosson (2014), Freire (1987,1996), Canda (2020), Ferrarezi e Carvalho (2017), dentre outros.