Banca de DEFESA: THAÍNA RODRIGUES GAVA ANGELI

DISCENTE : THAÍNA RODRIGUES GAVA ANGELI
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Recurso Remoto

IMPACTOS DE MARCADORES SOCIAIS NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS DO IFES NOVA VENÉCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Marcadores sociais, Equidade, Ações Afirmativas

A pesquisa em questão é um projeto de intervenção que objetiva compreender a problemática da inclusão e permanência na instituição na qual estou inserida e contribuir para a sua superação. Partindo de uma inquietação pessoal, realizamos um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia, uma unidade caso. O tema estudado foi “políticas de ações afirmativas” e buscamos discutir os impactos dos marcadores sociais de gênero, raça e classe na trajetória escolar dos alunos. Tem como problema de pesquisa: “quais os impactos dos marcadores sociais gênero, raça e classe na trajetória escolar (rendimento/evasão/conclusão do curso) de alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Nova Venécia? E, especialmente, como tais marcadores impactam o percurso de ingressantes na instituição pelo sistema de cotas?”. A pesquisa vem dialogando com os seguintes autores da área: Arroyo (2010), Novoa (2020), Gomes (2012), Coulon (2011), Sampaio (2011), Haddad (2012), Hirano, Almeida et al (2018), entre outros. Embora tenha uma fase introdutória quantitativa, a pesquisa é primordialmente qualitativa quanto à abordagem do problema, pela análise documental, pelo estudo de caso e pela realização de entrevistas. O estudo teve como público alvo os alunos ingressantes nos cursos Técnicos Integrados em Edificações e em Mineração, que são os cursos ofertados pelo campus na modalidade de ensino médio integrado, no período de 2010 a 2020. A primeira fase da pesquisa consistiu na extração de dados do Sistema “Qacadêmico”, obtendo então dados quantitativos, agrupados e sem identificação pessoal, sobre o perfil dos alunos. Na segunda fase, aconteceram as entrevistas realizadas com servidores lotados nas coordenadorias de Registro Acadêmico, Gestão Pedagógica e Assistência à Comunidade, com a direção geral e com três docentes, a fim de compreender, a partir da atuação profissional destes, a relação dos marcadores sociais na trajetória do discente dentro do campus. As análises combinadas dos dados do sistema e das entrevistas nos mostrou o objeto estudado através de múltiplos olhares. A comparação da entrada dos alunos tendo por base esses três marcadores sociais (gênero, raça e classe) antes e depois da adoção das cotas permite analisar como há uma interseccionalidade entre essas dimensões. Da mesma maneira, a pesquisa indicou que não se deve abrir mão dos diferentes marcadores sociais, mais notadamente o de raça, se quisermos reverter a situação de discriminação histórica do grupo dos negros. Assim, como resultado da pesquisa, foi elaborada uma proposta interventiva que apresenta diretrizes para a formulação de uma política de ações afirmativas do Ifes.

Externo ao Programa - 2755564 - GABRIEL SWAHILI SALES DE ALMEIDA - nullPresidente - 2361573 - PENILDON SILVA FILHO
Interna - 1915034 - SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 17:37