Banca de DEFESA: LUCAS SÁ TELES DOS ANJOS

DISCENTE : LUCAS SÁ TELES DOS ANJOS
DATA : 13/12/2019
LOCAL: Sala 106 do STI/UFBA

ECOLOGIA DE PAISAGENS APLICADA À ALOCAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS: CONCEITOS ESSENCIAIS PARA UMA TOMADA DE DECISÃO ASSERTIVA

Conectividade; Efeitos de Área; Efeitos de Borda; Efeitos de Matriz; Quantidade de Hábitat;

O histórico da biodiversidade e do status de conservação da Caatinga, do Cerrado e da Mata Atlântica evidencia que tratam-se de regiões ricas, com auto grau de endemismos; entretanto, todas elas vem sofrendo impactos cumulativos em virtude da conversão das paisagens naturais pelo uso do solo vinculado às atividades agrossilvipastorís. Nesse sentido, é imperativa a figura do Estado na criação de diretrizes e instrumentos que norteiem a execução e a expansão das atividades particulares. De acordo com o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei Federal nº 12.651 de 25 de maio de 2012), Reserva legal – RL consiste em uma área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de auxiliar na conservação e reabilitação dos processos ecológicos, da biodiversidade, garantindo o abrigo e a proteção da fauna e flora nativa, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais. Em que pese existirem diversos diplomas legais que estabelecem a obrigatoriedade e criam instrumentos para as ações de gestão florestal, visando, em geral, a perpetuação dos recursos naturais, são escassos os esforços voltados à parametrização técnica das ações executadas pelos agentes responsáveis pela alocação das RL. Sobretudo aqueles pautados em literatura científica afeita ao assunto como, por exemplo, a Ecologia de Paisagens. Por outro lado, continua em expansão a produção acadêmica sobre temas como perda e fragmentação de habitat, conectividade, efeitos de borda, influência da matriz, genética de paisagens, metapopulações e tantos outros, tornando cada vez mais complexo o trabalho daqueles que precisam recorrer à tais conhecimentos para tomada de decisão no âmbito executivo. Em consonância com o aumento da complexidade técnico-jurídico acerca do tema, aumenta também a dificuldade na elaboração de procedimentos destinados à parametrização das ações de alocação de RL. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho foi realizar uma compilação de títulos científicos relevantes em Ecologia de Paisagens para profissionais responsáveis por delimitar áreas de Reserva Legal em imóveis rurais. Para isso, selecionamos trabalhos científicos que consideramos importantes para o tema e resumimos os seus achados, teorias e recomendações através da produção de um material que possa fornecer uma base conceitual relevante para essas análises. Foram definidos diferentes subtópicos referentes à Ecologia de Paisagens e elencados artigos-chave de cada um destes, sendo eles: Conectividade; Efeitos de Área; Efeitos de Borda; Efeitos de Matriz; Quantidade de Hábitat. O resultado das análises realizadas trouxe à tona conceitos relevantes para abordagem da problemática enfrentada. Primeiramente, destacamos a necessidade de abandono da visão simplória e dicotômica de paisagem enquanto “áreas de habitat VS matriz”. Identificamos ainda evidências teóricas e empíricas suficientes para demonstrar os efeitos nocivos, da fragmentação e da perda de habitat, bem como dos efeitos de borda. Ademais, verificamos a importância do estabelecimento de critérios para definição de áreas prioritárias, possibilitando o direcionamento assertivo de recursos destinados à conservação. Com base nas informações, concluímos que são necessários novos estudos destinados à compilação do conhecimento existente, que resultem em metodologias de trabalho suficientemente detalhadas, trazendo segurança na tomada de decisão, sem que tornem suas aplicações inexequíveis.

Presidente - 3054284 - PAVEL DODONOV
Externo à Instituição - GUSTAVO SOUZA CRUZ MENEZES - ICMBio