PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: RENIVALDO FREITAS DOS SANTOS

DISCENTE : RENIVALDO FREITAS DOS SANTOS
DATA : 10/05/2022
LOCAL: Sessão Remota

Implantação da Formação Profissional de Agentes Comunitário de Saúde no período de 2006 à 2008: o caso de uma Escola Técnica do SUS-Ba.

Gestão em Saúde. Formação. Recursos Humanos em Saúde. Agente comunitário de Saúde. Sistema Único de Saúde.

Objetivo geral: analisar como se deu a implantação da formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde – Bahia no período de 2006 a 2008. A escolha por essa categoria deve-se a relevância qualitativa e quantitativa desses profissionais para ações no campo da atenção primária e da sustentação do Sistema Único de Saúde, em aspectos da prevenção, promoção e recuperação da saúde. Método: pesquisa do tipo exploratória, qualitativa, do tipo Estudo de Caso Único, por meio de entrevista semi-estruturada com quatro atores institucionais relevantes do processo de implantação e análise documental após liberação do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi realizado análise temática de conteúdo, segundo Bardin (ano) e o referencial teórico utilizado foram princípios de Mintzberg (2010) e Mário Testa (1989) contextualizados para a na Formação de Recursos Humanos em Saúde para o SUS. Resultados: foi realizado um resgate histórico do processo de implantação da formação profissional dos ACS pela EFTS SUS-BA, identificando os interesses e interessados, os atores institucionais responsáveis, ações e propostas para implantação e as facilidades, dificuldades e conflitos relacionados ao processo de implantação. Os atores institucionais mostraram-se imprescindíveis para a implantação e execução desse projeto, com implicação pessoal e política em todo o processo. Foi possível categorizar quatro ações e propostas que possibilitaram a implantação do curso: ações com atores e sociedade civil organizada, orçamentário-financeira, organizacionais e didático-pedagógicos. A facilidade deu-se pelo apoio relacionado ao período do governo estadual, as dificuldades relacionadas à execução financeira, aspectos geográficos, operacionalização do curso e contexto politico-partidário. Os conflitos foram classificados em ideológico-ético na formação, financeiros e de interesses partidários. Conclusão: concluímos que o contexto histórico e político foi determinante para a implantação do curso de formação de ACS, impulsionados pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Verificamos que os conceitos de poder e estratégia permearam as decisões e implementação desse curso, influenciando diretamente na execução de políticas públicas que reverberaram nos processos formativos, de saúde e no mundo do trabalho dos ACS, dos profissionais e trabalhadores do SUS.

Externa à Instituição - TELMA DANTAS TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Interna - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES