PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: JULIANA LAMOUNIER ELIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA LAMOUNIER ELIAS
DATA : 25/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão Remota
TÍTULO:

TELEDUCAÇÃO COMO APOIO À EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DA BAHIA
SALVADOR 


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde. Educação Permanente em Saúde. Atenção Básica.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Um sistema de saúde público com capacidade de assistir uma população heterogênea, com uma carga múltipla de doenças, exige a criação de políticas públicas sob diferentes vertentes, parte delas direcionadas à valorização, à formação e à qualificação dos recursos humanos em saúde, em prol de um modelo de atenção à saúde pautado na integralidade e na resolubilidade. Estratégias inovadoras de ensino por meio das TICs como Telessaúde tem se configurado como uma oportunidade de apoio assistencial e educacional aos profissionais de saúde no âmbito do SUS. Assim, este estudo qualitativo analisou a Teleducação do Telessaúde Bahia como apoio à Educação Permanente em Saúde dos profissionais de saúde da Atenção Básica da Bahia. Foi elaborado e posteriormente aprovado o modelo lógico da Teleducação, que subsidiou a formulação de perguntas e afirmativas estruturadas que compuseram o formulário online que foi encaminhado para o e-mail dos informantes-chave. Foram obtidas 238 respostas, sendo 193 dos profissionais de saúde e 45 dos gestores municipais (coordenadores da atenção básica e apoiadores institucionais municipais). Os dados quantitativos foram tratados no programa Microsoft Excel 2013, a partir da Escala de Likert de 5 pontos: concordo totalmente, concordo, indiferente, discordo, discordo totalmente e analisados por meio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado o julgamento de temática de conteúdo. O Modelo Lógico da Teleducação apontou a provável teoria e prática de funcionamento: os objetivos, a interação entre os atores envolvidos, as atividades realizadas e os efeitos esperados a curto, médio e longo prazo. Profissionais e gestores demonstraram percepções positivas no que diz respeito à potencialização e à qualificação da aprendizagem por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, no apoio à tomada de decisão clínica e ao diagnóstico, e em oportunizar informações técnico-científicas atualizadas e baseadas nas dificuldades vivenciadas nos territórios. A Teleducação foi considerada um apoio à EPS, capaz de contribuir com a elaboração de novas estratégias de cuidado, de promover um olhar humanizado do profissional sobre os problemas e necessidades da população, melhorar a capacidade clínica das equipes, repercutindo em prováveis benefícios sobre as condições de saúde da população assistida. Entretanto, é necessário aprimorar elementos estruturais processuais, a despeito das fragilidades apontadas na organização do processo de trabalho, pouca autonomia e baixo estímulo da gestão municipal, e na ausência de discussões e troca de saberes entre os membros das próprias equipes nos municípios. Convém ainda suscitar aos gestores da saúde no âmbito das três esferas, ao Comitê Gestor do Telessaúde e as demais instituições de saúde e de ensino as responsabilidades atribuídas a eles pela PNAB, PNEPS e do Telessaúde Brasil Redes e Bahia, no intuito de fortalecer a Teleducação e a Educação Permanente em Saúde no Estado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ERICA LIMA COSTA DE MENEZES
Externa ao Programa - 3498044 - MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIAO
Presidente - 1114664 - SONIA CRISTINA LIMA CHAVES
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 11:44
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