PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: EDMILSON NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDMILSON NASCIMENTO
DATA : 17/12/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Sessão Remota
TÍTULO:

EDUCAÇAO PERMANENTE NA ESTRATEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: uma possibilidade de constituição de sujeitos


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente em Saúde, Educação Continuada, Sujeitos, Práticas de
Saúde e Estratégia Saúde da Família.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

A Educação Permanente em Saúde é uma proposta político-pedagógica para transformar as
práticas de saúde a partir dos problemas dos serviços. O debate ganhou força no Brasil a partir
de 2004, com a publicação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com
reflexo na produção científica, principalmente no contexto da Atenção Primária. Esse trabalho
teve como objetivo analisar se as experiências de Educação Permanente em Saúde
desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Guanambi-Ba tem
possibilitado a constituição de sujeitos transformadores das práticas de saúde. Trata-se de um
estudo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, acerca da constituição de sujeitos
por meio dos processos de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, foram selecionadas 03
equipes da Estratégia de Saúde da Família de um total de 24 equipes, por se tratar de unidades
vinculadas aos Programas de Residência Médica em Saúde da Família e Residência
Multiprofissional em Saúde. Foram incluídos como sujeitos da pesquisa, 08 profissionais de
saúde distribuídos da seguinte forma: 06 profissionais de nível superior das equipes da ESF, 01
apoiadora institucional e 01 coordenador de Atenção Primária. A produção dos dados se deu
por meio de entrevista semiestruturada e de uma ficha de identificação do participante. O
processo de análise foi feito pela técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), ancorado
na pedagogia crítica de Freire (1987) e da constituição de sujeitos de Testa (2007). Os resultados
apontaram fragilidades no processo de gestão da EPS pela secretaria de saúde, tais como:
ausência de Núcleo de Educação Permanente em Saúde, planejamento fragmentado e
verticalizado e, falta de monitoramento e avaliação. Foram identificadas diferenças de escolha
pedagógicas pelas equipes investigadas: uma das equipes utiliza a pedagogia tradicional, com
uso da metodologia da transmissão do conhecimento e que não tem gerado mudanças no fazer
em saúde; duas equipes priorizam a pedagogia crítica, ancorada em metodologias ativas e na
aprendizagem significativa, com resultados que sugerem ressignificação dos processos e
mudança das práticas. Conclui-se que a EPS, no contexto investigado, tem possibilitado a
constituição de sujeitos e sujeitas nas equipes promotoras de processos educativos ancorados
na problematização dos problemas do cotidiano e na prática colaborativa dos trabalhadores e
trabalhadoras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES
Interna - 3359216 - ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO
Externo ao Programa - 2727777 - JOSE LUCIO COSTA RAMOS
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 12:41
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