TECNOLOGIA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO AUTOCUIDADO PARA A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
Pé diabético. Aplicativos móveis. Educação em Saúde. Autocuidado. Estudos de Validação.
Dentre as complicações do diabetes mellitus (DM), aquelas relacionadas aos pés e membros inferiores afetam de 40 até 60 milhões de pessoas no mundo. Desse modo, a prevenção é considerada o elemento principal na abordagem do pé diabético. Assim, torna-se válido considerar o emprego das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para propiciar condições que viabilizem a educação em saúde através do uso de aplicativos móveis das tecnologias mHealth (saúde móvel). O estudo teve por objetivos desenvolver uma tecnologia digital educativa (aplicativo móvel) para o autocuidado, com vistas à prevenção do pé diabético. Além de validar e descrever a usabilidade do aplicativo, a partir da opinião de especialistas em enfermagem, fisioterapia e medicina da Atenção Primária e Secundária à saúde e docência/pesquisa. Trata-se de um estudo do tipo metodológico voltado ao desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta de promoção de saúde para pessoas com DM. O estudo foi conduzido por três fases distintas, a saber: a primeira, composta pelas atividades de planejamento e elaboração do conteúdo didático; a segunda, designada em construir/desenvolver a tecnologia propriamente dita e armazená-la em plataforma móvel e a terceira, voltada para a avaliação da usabilidade e validação do aplicativo pelos especialistas. A construção foi norteada pelo modelo de Design Instrucional Contextualizado e concebida no período de outubro de 2020 a março de 2021. Os resultados estão apresentados em formato de dois produtos: um produto técnico e outro acadêmico. O primeiro possibilitou o desenvolvimento do Aplicativo intitulado “EducPé - Educação para a Saúde dos Pés” para dispositivos móveis, publicado oficialmente na plataforma virtual da Google Play Store em maio de 2021. O segundo descreve os indicadores de validação e de avaliação da usabilidade da tecnologia. Na validação, 15 especialistas validaram a primeira versão do aplicativo, quanto ao seu conteúdo, adequabilidade e aparência, com o Índice de Validade de Conteúdo global (IVC) de 0,90 e alpha de Cronbach de 0,84 a 0,94. O estudo apontou uma usabilidade de 95,27 para o aplicativo móvel alcançando o nível máximo de avaliação (Nível 80). O “EducPé” comprovou ser prático, de fácil entendimento e ter alto nível de satisfação sob a ótica dessa clientela, com forte relevância para ser avaliado e utilizado pelo público-alvo.