PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: ANA CLELIA DE FREITAS TEIXEIRA GOES

DISCENTE : ANA CLELIA DE FREITAS TEIXEIRA GOES
DATA : 22/10/2021
LOCAL: Sessão Remota

Luzes sobre um protagonismo invisível: a singularidade do processo de trabalho do apoiador institucional da escola do SUS Bahia.

trabalho, gestão de recursos humanos em saúde, educação na saúde pública, Sistema Único de Saúde.

O Apoio Institucional é um dispositivo de gestão inovador na área de Saúde Pública. Concretiza-se através da atuação de técnicos denominados apoiadores institucionais, que colaboram com projetos e políticas, ao tempo em que fortalecem coletivos. Este estudo objetiva analisar o processo de trabalho do apoiador institucional da Escola do SUS Bahia, que atua no desenvolvimento de recursos humanos em saúde através da estratégia da gestão descentralizada. O estudo é do tipo exploratório, possui caráter investigativo e descritivo e foi desenvolvido através da abordagem qualitativa. Fundamenta-se no referencial teórico de Mendes-Gonçalves acerca do processo de trabalho em saúde. Como método para produção de dados foi realizada pesquisa documental, com exploração de documentos institucionais e legislação vigente e pesquisa de campo, para a qual foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. As 12 participantes da pesquisa são profissionais que atuaram ou atuam na função, selecionadas com base em 03 categorias, conforme critérios de inclusão e exclusão, como tempo de atuação. As categorias de análise foram definidas com base nos elementos do processo de trabalho e objetivos específicos. Cumpriu-se a Resolução CNS/CONEP nº 466/2012 no que diz respeito aos aspectos éticos. O processo de análise considerou a temática de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que este agente atua norteado pela Política de Educação Permanente em Saúde e pelo Projeto Político Pedagógico institucional. Através das estratégias de apoio e cogestão, colabora para democratizar o acesso dos profissionais de saúde ao conhecimento, qualificar práticas e serviços na perspectiva de fortalecimento do SUS e da atenção integral à saúde, ao tempo que estimula a autonomia e emancipação dos sujeitos. Na ação produtiva, articula instrumentos materiais com conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para desenvolver um trabalho que possui caráter gerencial e técnico-pedagógico e é orientado com base em múltiplas dimensões (ética, política, pedagógica, técnica, administrativa, antropológica e humana), tecendo  um movimento sinérgico de interação e aprendizagem coletiva, sendo estas algumas das especificidades que evidenciam sua singularidade. Conclui-se que apesar da relevância deste processo de trabalho, desafios se impõem ao  desenvolvimento, demandando investimentos em ações para fortalecimento da equipe e qualificação do trabalho como: falta de institucionalização da função e diretrizes ordenadoras, investimentos em ações de educação permanente, oferta de tecnologias e estruturação de redes de apoio.

Externa à Instituição - TANIA CELESTE MATOS NUNES - Fiocruz - RJ
Interna - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES