PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: LUIZA SAMARA ABREU CARDOSO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZA SAMARA ABREU CARDOSO CARVALHO
DATA : 29/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão Remota
TÍTULO:

REPERCUSSÕES DAS TERCEIRIZAÇÕES MÉDICAS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES E MÉDICOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO MARANHÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do Trabalho. Precarização. Terceirização. Médico no setor saúde.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

O estudo tem o objetivo de analisar os efeitos produzidos pelas terceirizações médicas na gestão do trabalho na Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA). Realizou-se um estudo qualitativo e exploratório tipo estudo de caso sobre a contratação dos médicos terceirizados, levando em consideração as diretrizes da gestão do trabalho e educação em saúde. A produção dos dados envolveu pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com informantes chave em amostragem intencional, com base em roteiro previamente estabelecido. A população de estudo foi constituída pelos atores envolvidos no processo de contratação dos gestores e médicos terceirizados. Para a pesquisa documental, foram analisados seis tipos de documentos relacionados a contratação via terceirizações. As entrevistas com os gestores e médicos foram analisadas utilizando as categorias analíticas que seguem: a) facilidades e vantagens das terceirizações b) dificuldades e desvantagens das terceirizações. Os resultados apontam que a SES/MA possui diversidade de vínculos de trabalho e que o número de médicos ativos não corresponde às necessidades do sistema de saúde do Estado, o que contribui para o avanço das terceirizações. Nesse sentido, o Estado tem utilizado a terceirização para a contratação de recursos humanos e gerência das unidades de saúde, por meio de contratos de gestão. As percepções dos gestores em relação às vantagens da terceirização estariam no ganho de qualidade e maior produtividade, mais agilidade e competitividade. Para os médicos entrevistados, a terceirização não foi avaliada como desvantagem, mas sim como vantagem, no que diz respeito à remuneração e condições de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA ANGELICA RIBEIRO DE MENESES E ROCHA - UFS
Presidente - 3359216 - ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO
Externa à Instituição - KATIA REJANE DE MEDEIROS - UFPE
Notícia cadastrada em: 24/09/2021 17:51
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA