PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: IOLANDA NOGUEIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IOLANDA NOGUEIRA DE SOUSA
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sessão Remota
TÍTULO:

Práticas educativas das Equipes de Saúde Bucal, no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário, em Salvador, Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

educação em saúde. saúde bucal. estratégia saúde da família.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

 

O estudo consiste em investigação acerca das ações educativas realizadas pelas Equipes de Saúde Bucal, destinadas à população em um DS do município de Salvador/Ba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que buscou caracterizar as práticas educativas, reconhecendo o perfil socioeducacional e ocupacional dos profissionais, as estratégias pedagógicas e temas de saúde abordados em meio as dimensões sociais, políticas e culturais que as atravessam. Para produção dos dados foram consultados os documentos municipais: o Plano Municipal de Saúde, o Relatório Anual de Gestão e a Programação Anual de Saúde e feitas entrevistas com aplicação de um roteiro semiestruturado para sete Cirurgiões-Dentistas, cinco Auxiliares de Saúde Bucal, uma Agente Comunitária em Saúde e a Odontóloga Distrital. Os resultados apontaram que as principais temáticas empregadas são pautadas nas doenças bucais prevalentes e fatores de riscos relacionados, em detrimento a determinação social do processo saúde-doença. As estratégias pedagógicas prevaleceram na transmissão de conhecimentos e no condicionamento de técnicas, mas com indícios de mudanças demonstradas pela utilização de metodologias mais dialogadas e participativas. O estudo revelou dificuldades no desenvolvimento das práticas educativas referentes às necessidades de infraestrutura e o provimento de recursos materiais e as facilidades associadas ao trabalho realizado em equipe e de forma multidisciplinar. Diante do enfoque bancário na condução das práticas educativas, considera-se importante a proposição de processos de qualificação aos educadores quanto aos saberes e práticas educativas problematizadoras comprometidas com a realidade social, que contribuam na constituição de sujeitos capazes de enfrentar novos desafios postos pelo processo da Reforma Sanitária Brasileira, de modo a favorecer o envolvimento da comunidade nas questões de saúde em busca da sua qualidade de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES
Externa à Instituição - MARIANGELA SILVA DE MATOS - UFBA
Externa à Instituição - TEREZINHA DE LISIEUX QUESADO FAGUNDES - UFBA
Notícia cadastrada em: 27/08/2021 08:51
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