PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: ANA GABRIELA PRAZERES OLIVEIRA

DISCENTE : ANA GABRIELA PRAZERES OLIVEIRA
DATA : 26/08/2021
LOCAL: Sessão Remota

CUSTO-EFETIVIDADE DO ÓXIDO NÍTRICO INALATÓRIO NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO PULMONAR PERSISTENTE DO RECÉM-NASCIDO

Síndrome da Persistência do Padrão de Circulação Fetal; Recém-Nascido; Avaliação de Custo-Efetividade; Óxido Nítrico.

A Hipertensão Pulmonar persistente do Recém-nascido (HPPN ou HPPRN) é uma síndrome clínica caracterizada por hipoxemia acentuada, labilidade de oxigenação ao mínimo manuseio e cianose generalizada, definida pela presença de elevada resistência vascular pulmonar e shunt direito-esquerdo pelo canal arterial e/ou forame oval. Esta doença está associada a altos índices de morbidade, sobretudo pelo dano neurológico em 15 a 20% dos casos. O tratamento desta patologia deve ser efetuado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e consiste na diminuição da resistência vascular pulmonar através do uso de vasodilatadores pulmonares, sendo o tratamento padrão ouro o uso do Óxido Nítrico inalatório (iNO), que possui o custo elevado e a possibilidade de falha terapêutica. O objetivo deste estudo foi analisar a relação de custo-efetividade do uso do óxido nítrico inalatório no tratamento da HPPRN comparando ao cuidado padrão ofertado pelo SUS. Realizou-se uma avaliação de custo-efetividade (ACE) através do modelo analítico de árvore de decisão, baseado em dados secundários, e com o auxílio do programa estatístico TreeAge Pro Healthcare foi feito o cálculo da razão de custo-efetividade incremental. Quando realizado o cálculo da RCEI, o tratamento com iNO apresentou um custo de R$ 13.585,47 por vida salva e um custo de R$ 240,50 por anos de vida potenciais ganho comparado ao tratamento sem iNO. Os resultados obtidos demonstram que a terapia com o óxido nítrico em neonatos é mais custo-efetiva.

Externo à Instituição - CAROLINA THÉ MACEDO - UFBA
Interna - 2425791 - ERIKA SANTOS DE ARAGAO