PPGSC-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PPGSC-P) INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Telefone/Ramal: (71) 3283-7416

Banca de DEFESA: CLÁUDIA CRISTIANE MOURA SILVA SOUZA

DISCENTE : CLÁUDIA CRISTIANE MOURA SILVA SOUZA
DATA : 14/06/2021
LOCAL: Remotamente

REGIONALIZAÇÃO E TRABALHO EM REDE PARA O FORTALECIMENTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE

Regionalização; Educação Permanente em Saúde; Trabalho em Rede; Escola de Saúde Pública.

O desenvolvimento dos processos educativos de forma regionalizada requer o envolvimento das esferas de gestão estadual, regional e municipal na perspectiva do trabalho em rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar estrategicamente a oferta regionalizada e o trabalho em rede como dispositivo para o fortalecimento das ações educativas promovidas pela ESPBA, tendo como foco a composição da Rede de Educação na Saúde. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com técnicos de referência dos Núcleos Regionais de Saúde da Bahia. A análise dos dados se deu através da técnica de análise temática, guiadas pelas seguintes categorias: Democratização do acesso e capilaridade; Interdependência; Compartilhamento de experiências e colaboração; Respeito à diversidade; Aprendizagem significativa e Comunicação. Os resultados encontrados são apresentados no formato da Matriz SWOT. Constatou-se que a regionalização das ações educativas possibilitou o diagnóstico situacional dos territórios facilitando a identificação de prioridades e necessidades dos trabalhadores da saúde.

Externo(a) à Instituição - ANA ANGELICA RIBEIRO DE MENESES E ROCHA - UFS
Externo(a) à Instituição - CÉLIA REGINA RODRIDES GIL - UEL